Página inicialOverclockAMD APU Tuning Utility 2.0.5.8

AMD APU Tuning Utility 2.0.5.8

Avaliação dos usuários: 4.2 / 5. Número de votos: 5

Deixe a sua avaliação!

Programa que lhe permite desbloquear a melhor performance de processadores AMD Ryzen das séries 2000 a 5000.

Descrição: O AMD APU Tuning Utility é uma aplicação portátil de overclock que te permite facilmente desbloquear o máximo potencial de processadores AMD Ryzen das séries 2000, 3000, 4000 e 5000 de um modo altamente simples e descomplicado.

Por meio de métodos tanto automatizados como também manuais, você consegue dar um baita boost no desempenho do seu processador e até na sua placa de vídeo, inclusive aplicando apenas quando você precisar.

Além disso, ele te traz funcionalidades extras para você também fazer o overclock da sua GPU manualmente e até aplicar regras de performance adaptativa para seus componentes e bateria de notebook (se for o caso).

Configurações automatizadas e manuais

Em sua opção “Pre-Made Presets” é onde você encontra as opções automatizadas. Nela, você só precisa selecionar a série e o modelo do seu processador, bem como uma das configurações já trazidas pelo desenvolvedor para você aplicar seguramente na sua CPU.

AMD APU Tuning Utility captura de tela 2

Já, em seu menu “Custom Presets”, você pode definir configurações manuais caso você tenha a experiência e a esperteza necessária para tanto, ajustando a voltagem e o clock para cada um dos núcleos ou para todos em conjunto.

AMD APU Tuning Utility captura de tela 3

Além disso, nos menus avançados “CPU Overclocking” e “GPU Overclocking” você igualmente pode modificar o clock do seu processador e da sua placa de vídeo para incrementar ainda mais o desempenho. Note apenas que essas configurações devem ser realizadas com cautela, pois, do contrário, você poderá experienciar instabilidades e até danos permanentes em seus componentes.

AMD APU Tuning Utility captura de tela 5

Adaptive ECO

Ele também traz uma opção de Adaptive ECO que é um modo integrado ao AMD APU Tuning Utility que usa um algoritmo para diminuir o limite de energia da sua APU ao longo do tempo à medida que a vida útil da bateria diminui. Resumindo, o eco adaptável permite que você mantenha o máximo de desempenho possível, ao mesmo tempo em que tenta melhorar a vida útil da bateria do seu PC ao longo do tempo.

AMD APU Tuning Utility captura de tela 6

O Adaptive ECO faz isso monitorando constantemente a duração da bateria do seu laptop. Esses dados são usados ​​para fazer ajustes com base nisso, por exemplo, quanto deve ser removido ou adicionado ao limite de energia das APUs, além de alterar as configurações do plano de energia do Windows para aumentar o impacto.

Adaptative Performance e Turbo Boost Overdrive

O desempenho adaptável é outro modo integrado ao AMD APU Tuning Utility que faz o oposto do eco adaptativo. Este modo usa um algoritmo que visa encontrar os melhores limites de potência possíveis para sua APU para obter o melhor desempenho possível. Isso é feito monitorando as temperaturas da APU e, em seguida, usando esses dados para equilibrar os limites de energia para encontrar as configurações mais estáveis ​​de desempenho.

Já o desempenho adaptável Turbo Boost Overdrive é uma modificação dos algoritmos de gerenciamento de energia existentes usados ​​no AMD APU Tuning Utility. A diferença é que, em vez de ajustar os TDPs com base apenas nas temperaturas da APU, ele ajusta os relógios com base na carga, nos limites de energia e nas temperaturas.

AMD APU Tuning Utility captura de tela 7

O Turbo Boost Overdrive iGPU é o primeiro a ser lançado. Ele faz o que foi dito antes, mas como você pode imaginar, para os clocks de iGPU das APUs suportadas usando um deslocamento para calcular o clock máximo que a iGPU da APU pode rodar sob carga. Este modo também resolve a natureza estática dos clocks da iGPU ao fazer o overclock manualmente. Graças aos ajustes baseados em carga para a velocidade do clock, essa falha é contornada.

Como resultado, isso permite que a APU encontre a melhor velocidade de clock para aquele momento, economizando energia, aumentando a vida útil da bateria e reduzindo as temperaturas quando os clocks mais altos não são necessários para manter o desempenho máximo do seu computador.

Detalhes técnicos

Tamanho: 3,6 MB

Versão: 2.0.5.8

Licença: Grátis

Idioma: Português

Desenvolvedor: JamesCJ

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .ZIP

Atualizado em: 07/01/2024

⠀Nossa avaliação geral

INTERFACE
USABILIDADE
EFETIVIDADE
RECURSOS

Nossa opinião após análise

O AMD APU Tuning Utility consegue de fato ser uma excelente opção para você desbloquear a melhor capacidade do seu processador AMD Ryzen das séries 2000 a 5000 com extrema facilidade. Você pode se valer tanto das opções automatizadas, já trazidas pelo desenvolvedor e de fato as mais atraentes, como também de modo manual caso você tenha experiência para tanto, uma vez que uma má utilização das opções manuais pode apenas trazer problemas como desligamentos inesperados, entre outros.

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques

Detalhes técnicos

Tamanho: 3,6 MB

Versão: 2.0.5.8

Licença: Grátis

Idioma: Português

Desenvolvedor: JamesCJ

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .ZIP

Atualizado em: 07/01/2024

O AMD APU Tuning Utility consegue de fato ser uma excelente opção para você desbloquear a melhor capacidade do seu processador AMD Ryzen das séries 2000 a 5000 com extrema facilidade. Você pode se valer tanto das opções automatizadas, já trazidas pelo desenvolvedor e de fato as mais atraentes, como também de modo manual caso você tenha experiência para tanto, uma vez que uma má utilização das opções manuais pode apenas trazer problemas como desligamentos inesperados, entre outros.AMD APU Tuning Utility 2.0.5.8