CrystalDiskMark 8.0.5

Avaliação dos usuários: 5 / 5. Número de votos: 8

Deixe a sua avaliação!

Programa que te permite testar as velocidades de escrita e de leitura de dispositivos de armazenamento por meio de precisos testes de benchmark.

Botão de download

Descrição: O CrystalDiskMark é um programa de medição de desempenho que te permite precisamente testar a performance de dispositivos de armazenamento dos mais diversos tipos, como HDs, SSDs, cartões de memória, pen drives e muitos outros.

Ao realizar testes com o CrystalDiskMark, você obtém informações detalhadas sobre a velocidade de leitura e escrita, bem como a capacidade de entrada e saída de dados dos dispositivos testados. Isso não apenas te oferece uma compreensão profunda do desempenho de seus dispositivos, mas também pode auxiliá-lo na identificação de possíveis gargalos de velocidade ou áreas que podem ser otimizadas para você melhorar o funcionamento do seu sistema.

Aprofundados testes de escrita e de leitura

Ele realiza as avaliações de velocidade por meio de uma metodologia que realiza testes de escrita e de leitura nos dispositivos em tamanhos de gravação de arquivos que podem variar de acordo com o teste realizado.

Esses testes podem ser feitos tanto de uma só vez, caso em que serão executados todos ao mesmo tempo ao você clicar na opção “All”, como também de modo individual ao você clicar sobre cada um deles individualmente. Os testes são dos seguintes tipos: “SEQ1M Q8T1”, “SEQ1M Q1T1”, “RND4K Q32T1” e “RND4K Q1T1”.

Captura de tela do CrystalDiskMark que mostra resultados de um SSD testado com o programa.
Os resultados são indicados em velocidade para cada um dos testes. A título de curiosidade, estes foram os resultados obtidos em um SSD, do tipo NVMe, da marca Western Digital, modelo SN530 de 256 GB.

Avaliação dos resultados

A depender da forma que você opte em realizar os testes, ele disponibilizará os resultados que devem ser interpretados em velocidade, portanto, se maiores, melhores para finalidades de comparação com os de outros dispositivos. Esses resultados poderão também ser exportados para TXT ou mesmo salvos em imagem com as opções do menu “Arquivo”.

O resultados informados em “SEQ1M Q8T1” informam as velocidades de escrita e leitura do seu dispositivo no teste sequencial de 1 megabyte para 8 processos na filas em 1 tread, tipicamente ele serão os resultados mais altos exibidos e são geralmente os disponibilizados pelos fabricantes no marketing dos dispositivos. A velocidade sequencial representa as velocidades de leitura e gravação de arquivos grandes.

O segundo teste é o “SEQ1M Q1T1” são os resultados do teste sequencial de 1 megabyte para 1 processo na filas em 1 tread. A diferença aqui é que ele mostra as velocidades de leitura e gravação de um processo em fila e geralmente mede a gravação e a escrita de arquivos menores.

Já os resultados exibidos em “RND4K Q32T1” são resultados referentes ao teste aleatório de 4 kibibyte para 32 processos na fila em 1 thread. Ele coloca uma carga enorme no armazenamento e informa, na prática, algo como a visualização e a renderização de arquivos de vídeo em seu PC. Neste tipo de teste, você notará uma tremenda diferença de velocidade entre SSDs e HDs, devido aos HDs trabalharem com partes móveis.

Por fim, o teste “RND4K Q1T1” são resultados referentes ao teste aleatório de 4 kibibyte para 1 processo na fila em 1 thread. Ele basicamente informa a mínima performance possível do seu dispositivo.

Detalhes técnicos

Tamanho: 4 MB

Versão: 8.0.5

Licença: Grátis

Idioma: Português

Desenvolvedor: Crystal Dew World

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Atualizado em: 24/02/2024

⠀Nossa avaliação geral

INTERFACE
USABILIDADE
EFETIVIDADE
RECURSOS

Nossa opinião após análise

O CrystalDiskMark busca trazer uma forma rápida e prática para testar as velocidades de escrita e de leitura dos mais diversos dispositivos de armazenamento. Inclusive, ele viabiliza realizar esses testes de benchmark das mais diversas formas a fim de que você possa, por exemplo, fazer comparações entre seus dispositivos para as mais diversas finalidades. Ele é leve, compacto e realmente ótimo para a finalidade.

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques
Botão de download

Detalhes técnicos

Tamanho: 4 MB

Versão: 8.0.5

Licença: Grátis

Idioma: Português

Desenvolvedor: Crystal Dew World

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Atualizado em: 24/02/2024

O CrystalDiskMark busca trazer uma forma rápida e prática para testar as velocidades de escrita e de leitura dos mais diversos dispositivos de armazenamento. Inclusive, ele viabiliza realizar esses testes de benchmark das mais diversas formas a fim de que você possa, por exemplo, fazer comparações entre seus dispositivos para as mais diversas finalidades. Ele é leve, compacto e realmente ótimo para a finalidade.CrystalDiskMark 8.0.5