Prime95 30.19 build 15

Avaliação dos usuários: 3.3 / 5. Número de votos: 4

Deixe a sua avaliação!

Um programa agressivo para testar a melhor estabilidade do seu sistema de modo geral através da execução de operações matemáticas complexas.

Descrição: O Prime95 é um programa de teste de desempenho para computadores que se vale de uma metodologia de operações matemáticas complexas para estressar ao extremo o seu PC, o que pode ser feito para por em cheque o melhor funcionamento do seu sistema, com ou sem overclock.

Testes agressivos de estabilidade

Ele faz o uso intenso das instruções de pontos inteiros e flutuantes do seu processador, fornecendo uma carga de trabalho consistente e verificável para testar sua respectiva estabilidade em conjunto com as memórias cache L1, L2, e L3.

Além disso, ele usa todos os núcleos disponíveis do sistema para garantir um ambiente de teste de estresse de alta carga, o que põe em potência máxima não apenas o seu processador, mas também, as suas memórias e também, por consequência, a fonte de alimentação.

Formas de usá-lo

Existem duas maneiras de usar este programa. A forma automática usa um servidor central, chamado de servidor PrimeNet, para realizar as operações e disponibilizar seus resultados. Isso, entretanto requer um cadastro no site do desenvolvedor e posterior login com suas credenciais por meio do programa.

O segundo método é o método manual. Requer um pouco mais de trabalho e monitoramento. Ao navegar por seus menus, você encontrará alguns diferentes tipos de testes que podem ser rodados, como o “Torture test” e o “Benchmark” dentro do menu “Options”, conforme você pode ver na captura de tela abaixo.

Prime95 menu options

O “Torture test” executará um autoteste contínuo, o que pode ser ótimo para testar a melhor integridade do seu hardware, pois o submete a um estresse extremo por um período prolongado. Isso pode ser muito útil pois simula condições de alta carga, forçando todos os componentes a operarem no seu limite máximo de capacidade.

Prime95 captura de tela 4

Já o teste de “Benchmark” determina a taxa de transferência do seu computador em vários comprimentos de FFT (Fast Fourier Transform), que, em suma, diz respeito a um algoritmo que é usado pelo programa para encontrar o quadrado de números grandes.

Prime95 captura de tela 5

Por fim, em todos os casos, o Prime95 sujeita seu computador a testes matemáticos complexos e exigentes utilizando algoritmos de FFT para realizar cálculos complexos. Esses algoritmos são especialmente eficientes para processar operações matemáticas intensas. Com isso o programa consegue efetuar cálculos de forma rápida e precisa, essenciais para avaliar a estabilidade e o desempenho do hardware do seu computador sob condições absolutamente extremas.

Detalhes técnicos

Tamanho: 15,5 MB

Versão: 30.19 build 15

Licença: Grátis

Idioma: Inglês

Desenvolvedor: Mersenne Prime

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .ZIP

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 01/05/2024

Principais características

  • Estresse extremo do PC para testar estabilidade;
  • Operações matemáticas complexas para maior precisão;
  • Usa todos os núcleos do sistema;
  • Modos Torture Test e Benchmark disponíveis;
  • Determina taxa de transferência do PC em vários comprimentos de FFT.

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques

Detalhes técnicos

Tamanho: 15,5 MB

Versão: 30.19 build 15

Licença: Grátis

Idioma: Inglês

Desenvolvedor: Mersenne Prime

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .ZIP

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 01/05/2024