Descrição: Essa é a versão portátil, que não necessita de instalação, do Stellarium. Ele é um programa que funciona como um planetário capaz de simular um super telescópio de alta tecnologia para, dessa forma, garantir o seu melhor acesso a um espaço tridimensional realmente impressionante.
Ele renderiza o cosmos em tempo real usando OpenGL, o que significa que os céus se parecerão exatamente com o que você vê com seus olhos, binóculos ou um pequeno telescópio.
Além disso, o programa traz uma vasta série de funcionalidades e pode até ser usado em projetores planetários, dadas suas opções que também permitem inserir coordenadas geográficas para você melhor poder explorar o céu, o universo, suas estrelas, constelações e culturas de modo irrestrito com uma fantástica qualidade.
Explore o universo e suas estrelas
Nele, por padrão, estão catalogadas mais de 600 mil estrelas, até mesmo com ilustrações de constelações para mais de 40 tipos de culturas diferentes. E você pode expandir o banco de dados do programa para até 177 milhões de estrelas.
Além disso, ele também conta com imagens de nebulosas (com catálogo Messier completo), planetas, seus satélites e uma atmosfera bastante realista com o pôr e o nascer do sol muito similares aos da realidade.
Usabilidade do programa
Ao iniciarmos o Stellarium estaremos em um ambiente simulador com um telescópio no chão do nosso planeta Terra, onde podemos começar a explorar os céus, exatamente conforme você pode ver na captura de tela abaixo. Perceba que você pode se mover livremente com seu mouse para o canto do céu que quiser.
Ao você iniciar o programa, tenha em mente alguns de seus principais comandos e funcionalidades para começar sua usabilidade inicial. Abaixo estão listados alguns dos principais comandos que podem ser de fundamental importância para você começar a suar o programa.
- Tecla A: alterna o céu para dia ou para noite;
- Tecla J: faz voltar o tempo;
- Tecla K: faz parar o tempo assim como também reinicia o tempo ao tempo normal;
- Tecla J: avança no tempo;
- Tecla S: destaca as estrelas;
- Tecla R: mostra ou esconde as constelações.
Observe ainda que, ao você navegar por seus menus de configuração, você encontra excelentes funcionalidades que não só lhe permitem configurar seu telescópio, mas também mudar sua localização e até explorar tours predefinidos pelos desenvolvedores, a partir dos quais você pode explorar o nosso cosmos na tela do seu computador com uma fantástica qualidade.