Como saber se a fonte de alimentação do PC é de qualidade

Saiba se a fonte de alimentação instalada em seu computador é boa para o seu hardware.

1
195

Introdução: A fonte de alimentação é, talvez, a peça mais importante a ser considerada na hora de montar um computador, no entanto, no Brasil, alguns fabricantes rotulam as fontes com informações falsas o que pode acarretar, além de perdas de desempenho, a total perda do seu hardware, portanto neste tutorial você saberá se a fonte do seu computador é boa ou não para o seu hardware de uma vez por todas.

Passo 1: A ferramenta que utilizaremos nesse tutorial será o AIDA64, caso você ainda não possua o software, ele pode ser baixado aqui.

Passo 2: Feito o download, instale-o no computador em que você vai realizar o teste, incie o programa, acesse a opção ‘computador’ e depois ‘sensor’ da mesma forma que a imagem abaixo demonstra.

Passo 3: Feito isso, você terá acesso às informações sobre as temperaturas de seu hardware e, princialmente, às informações de voltagens que são as que interessam em relação ao assunto desse tutorial. Sendo assim, você precisará ficar atento a dois indicadores de voltagens ‘+3.3 V’ e, o mais importante de todos, o de ‘+12 V’, esse último é o que fornece, efetivamente, as voltagens do processador e da placa de vídeo.

Passo 4: Após isso, você precisará ir em ‘Ferramentas’ e depois em ‘Teste de Estabilidade do Sistema’.

3

Passo 5: Feito isso, será aberta a tela do teste de estabilidade do sistema do AIDA64, você precisará marcar todos os itens do teste conforme a imagem abaixo demonstra.

Dica: Deixe as duas telas em paralelo, de forma que você possa ter acesso às informações com facilidade, da mesma forma que a imagem abaixo demonstra, só então inicie o processo.

Passo 6: Agora será o momento crucial, o teste de estabilidade do sistema irá por todo o seu hardware para trabalhar na máxima capacidade possível, e, consequentemente, isso fará com que o hardware exija bastante da fonte. Sendo assim você deve ficar de olho para que as voltagens do padrão +3.3 V não fiquem abaixo de 3.135 V, nem superior a 3.465 V, e que o padrão +12 V, o mais importante, não fique abaixo de 11.400 V, nem superior a 12.600 V, conforme o quadro abaixo elaborado pelo site Pcsupport mostra:

Conclusão e dicas: Caso as voltagens caiam além do mínimo permitido ou excedem o máximo permitido, o recomendado é trocar a fonte o mais rápido possível, pois você estará correndo o risco de perder seu computador, além do que, tal condição fará com que seus hardwares não trabalhem de forma correta, por exemplo, durante um jogo ou aplicativo pesado, o computador não conseguirá entregar o seu real desempenho. Portanto, na hora da compra e do uso de uma fonte fique atento às seguintes dicas:

  • Use fontes de Watts reais em seu computador que tenham o selo 80 Plus.
  • Não use fontes genéricas.
  • Não use a fonte em estabilizadores.

1 COMENTÁRIO

  1. Realizei os teste, fonte de 650. (Selo de 80 Plus)
    12v e 3.3v tambem.
    Não chegou nem a 11.200 no estabilizador e direto na tomada. Devo trocar a fonte para uma de 700 ou 750?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here