USBUtil 2.2

Avaliação dos usuários: 4.3 / 5. Número de votos: 156

Deixe a sua avaliação!

Um programa portátil que te permite facilmente converter e transferir jogos de PlayStation 2 para dispositivos de armazenamento USB, a fim de que você possa rodá-los no seu console.

Descrição: O USBUtil é um programa portátil especialmente desenvolvido para viabilizar a utilização de dispositivos de armazenamento portáteis, como pen drives e HDs externos, na execução de jogos no PlayStation 2 via OPL.

Uma das principais funções do USBUtil é dividir arquivos ISO referente aos seus jogos do console em partes de 1GB, de uma forma específica a viabilizar a posterior execução desses jogos a partir de dispositivos de armazenamento USB configurados com os sistemas de arquivos FAT32 ou mesmo exFAT se você tiver a versão 1.2.0 do OPL.

Desse modo, com ele, você pode facilmente converter e transferir seus jogos para esses dispositivos em formatos compatíveis, de modo que você possa rodá-los no seu PS2 diretamente, sem a necessidade do uso de mídias ópticas, como CDs ou DVDs, por exemplo.

Dividindo os jogos para o seu dispositivo USB

O USBUtil tem a capacidade de realizar o procedimento de divisão dos jogos de modo automatizado, desde a divisão a transferência dos arquivos, a fim de que você possa posteriormente jogar seus jogos com seu dispositivo de armazenamento USB no seu PS2.

Para isso, você só precisa ir até a opção “Archivo” e selecionar a opção “Crear juego desde ISO” se a ISO referente ao seu game estiver armazenada no HD do seu computador, caso contrário, se estiver em um DVD no drive óptico do seu PC, a opção será a “Crear JUEGO/ISO desde CD/DVD”.

Captura de tela do USBUtil que mostra as opções do menu Archivo que está aberto.

Após isso, você só precisa, em “Origen”, selecionar a sua ISO a partir de onde ela está armazenada em seu PC, depois disso, você seleciona o dispositivo em “Destino”, selecionando a unidade USB na qual seu dispositivo está conectado. Perceba que seu dispositivo de armazenamento USB precisa estar formatado com um sistema de arquivos compatível com seu OPL, que são o FAT32 ou mesmo exFAT para versões mais atualizadas do lançador.

Captura de tela do USBUtil que mostra o menu "Crear juego desde ISO".
Observe que nesta tela estamos selecionando nosso jogo em ISO a partir da opção “Origen:”, então selecionamos nosso dispositivo de armazenamento (um pen drive nesse caso) em “Destino:” e, por fim, clicamos em “Crear”.

Feito isso, você só precisará clicar em “Crear” de modo que o programa faça a divisão e a transferência dos arquivos, a fim de que o seu PS2 possa reconhecer e executar seu jogo com perfeição. Note que você ainda pode renomear seu jogo com a opção “Nombre para el nuevo juego:”.

Captura de tela que mostra um exemplo de pasta no Windows com os arquivos de um jogo processado com o USBUtil.
A título de exemplo, após o procedimento de conversão, é assim que os arquivos do seu jogo vão ficar no seu dispositivo de armazenamento para execução no seu console.

Funcionalidades extras do USBUtil

Em adição, o programa também traz uma série de funcionalidades bastante usuais em seu menu “Utiles” com as quais você pode, entre outras coisas, corrigir arquivos de jogos, aplicar patches, ripar jogos e muito mais. Veja abaixo o que cada uma delas pode fazer por você.

Captura de tela do USBUtil que mostra o menu Utiles aberto.

  • Recuperar juegos: Essa funcionalidade é útil se você tiver um jogo convertido com problemas de integridade em seus mais diversos sentidos. Nesse caso, a ferramenta pode agir no sentido de corrigir seu jogo a fim de viabilizar sua posterior execução no seu console sem qualquer tipo de problema.
  • Lista de recuperacíon: Essa lista exibe todos os jogos que podem ser recuperados com o programa. Para visualizar a lista, clique no botão “Lista de recuperacíon”.
  • Editar/Ver [ul.cfg]: A opção permite que você edite manualmente as configurações contidas no arquivo “ul.cfg”. Essas configurações podem incluir informações sobre a localização dos jogos, configurações específicas do PS2 ou parâmetros relacionados ao carregamento dos jogos..
  • Buscar archivo en juegos: Essa funcionalidade permite buscar um arquivo específico na pasta de jogos. Para usar essa funcionalidade, digite o nome do arquivo que deseja buscar na caixa de texto e clique no botão “Buscar”.
  • Parche DNAS/IOPR/IRX: Essa funcionalidade permite aplicar patches a arquivos DNAS, IOPR ou IRX. Os patches são usados para corrigir problemas ou adicionar recursos aos jogos. Para aplicar um patch, selecione o arquivo que deseja patchear e clique no botão “PARCHEAR”.
  • PS2Load opciones: Essa opção pode melhorar a compatibilidade de execução dos jogos com a proteção dos setores lógicos no dispositivo de armazenamento.
  • Corregir código 666.66: Essa opção corrige um problema que pode ocorrer ao tentar carregar um jogo. O problema ocorre quando um dispositivo de armazenamento USB não está formatado corretamente.
  • Chequear estructura: Essa opção te permite verificar a estrutura de um de seus jogos.
  • Ver configuração atual: Essa opção te permite ver a configuração atual do jogo, de modo que você possa ver ou não, por exemplo, se ele é ou modificado.
  • Ripiar JUEGO:Essa opção permite ripar jogos tanto de dispositivos de armazenamento USB quanto de discos de jogos que você possua.
  • videos (ACTIVAR): Ativa todos os vídeos de forma geral nos jogos ou ISOs. Quando essa opção é selecionada, ela ativa todos os vídeos associados aos jogos ou ISOs, permitindo que sejam reproduzidos durante o gameplay. Isso é útil quando se deseja ter a experiência completa do jogo, incluindo as cenas de vídeo.
  • videos (DESACTIVAR): Desativa todos os vídeos associados aos jogos ou ISOs. Ao escolher essa opção, todos os vídeos nos jogos ou ISOs são desativados. Isso pode ser útil para acelerar o tempo de carregamento do jogo ou para jogadores que não desejam assistir às cenas de vídeo, priorizando o aspecto prático do gameplay.
  • videos (COINCIDIR): Ajusta os vídeos para usar a versão de menor tamanho, reduzindo o atraso na reprodução. Esta opção procura vídeos de tamanho menor e os associa a todos os vídeos nos jogos ou ISOs, minimizando o atraso durante a reprodução. Isso é particularmente útil quando há limitações de transferência pela porta USB do PS2, otimizando o desempenho dos vídeos. Pode ser uma solução eficaz para lidar com a lentidão causada pelos formatos pesados de vídeo no USB 1.1 do PS2.
  • Restaurar juego PARCIAL: Restaura um jogo de forma parcial, desfazendo alterações específicas sem afetar patches e arquivos injetados e substituídos. Ao escolher a opção de restauração parcial, o USBUtil reverte todas as alterações feitas no jogo, exceto aquelas relacionadas a patches e arquivos injetados e substituídos. Essa opção é útil quando se deseja desfazer modificações específicas sem perder as personalizações mais profundas, como patches e injeções.
  • Restaurar juego TOTAL: Restaura o jogo de forma total, revertendo todas as alterações, incluindo patches e injeções. Ao selecionar a opção de restauração total, o USBUtil desfaz todas as modificações feitas no jogo, incluindo patches, arquivos injetados, substituídos e qualquer outra alteração realizada. Essa opção é mais abrangente e é recomendada quando se deseja retornar o jogo à sua condição original, desfazendo todas as personalizações e modificações realizadas.
  • Configuración Manual: Essa é uma opção abrangente que permite a modificação de arquivos em jogos/ISOs no PlayStation 2, oferecendo diversas opções para você ativar, desativar, coincidir, injetar e substituir arquivos, facilitando personalizações e ajustes nos jogos.
  • Historial de copiado: Essa opção mostra o log de atividades realizadas com o programa, como arquivos de jogos que foram convertidos e transferidos para o seu armazenamento, por exemplo.
  • Informe general: Esta opção fornece informações sobre os jogos no seu armazenamento, indicando se estão em boas ou más condições. Além disso, ela também traz informações a respeito do seu armazenamento, como espaço total ocupado e espaço disponível, por exemplo.

Advento da compatibilidade exFAT pelo OPL

Originalmente, devido ao OPL só possuir compatibilidade com o sistema de arquivos FAT32, que possui limitações em especial para armazenar arquivos com mais de 4 GB de tamanho, fazia-se necessária a divisão dos jogos em partes menores de 1 GB. Porém, com o advento da versão 1.2.0 do OPL, o lançador passou a reconhecer também o sistema de arquivos exFAT que não possuí esse tipo de limitação.

Isso significa, portanto, que agora você não precisa mais necessariamente usar o sistema de arquivos FAT32 e realizar a divisão dos seus jogos, se você tiver a versão atualizada do OPL no seu console, embora isso ainda seja possível e plenamente funcional, inclusive para o exFAT.

Perceba também que a compatibilidade do OPL com o exFAT é recente e que a última atualização do USBUtil foi em 08/04/2014. Desse modo, embora ainda seja plenamente funcional usar o FAT32 e proceder com a divisão dos arquivos, inclusive para o exFAT, o procedimento de divisão não é mais absolutamente necessário.

Detalhes técnicos

Tamanho: 2,76 MB

Versão: 2.2

Licença: Grátis

Idioma: Espanhol

Desenvolvedor: ISEKO

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .ZIP

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 08/04/2014

Principais características

  • Possibilita rodar jogos no PS2 a partir de mídias USB;
  • Conta com várias funções extras;
  • Suporte para jogos em ISO e CD/DVD;
  • Ferramentas de recuperação e correção disponíveis;
  • Aplicação de patches em jogos;
  • Ativação/desativação de vídeos em jogos.

Nossa avaliação geral

INTERFACE
USABILIDADE
EFETIVIDADE
RECURSOS

Nossa opinião após análise

No contexto atual de consoles onde o clássico PlayStation 2 é um dos mais acessíveis da atualidade, o USBUtil cai como uma luva para rodarmos jogos a partir de dispositivos USB, como pen drives e HDs externos via OPL.

Além disso, embora o OPL agora também comporte o sistema de arquivos exFAT, além do FAT32, você também ainda pode se valer das funcionalidades do programa não só para transferir seus jogos, o que ainda é plenamente viável, mas também para usar das ferramentas extras do USBUtil te permitem recuperar jogos, aplicar patches, desativar vídeos dos jogos e muito mais.

O uso do USBUtil, portanto, vai além da simples transferência de jogos, sendo ainda de extrema valia para qualquer usuário do PlayStation 2 que busca não apenas conveniência, mas também uma gestão eficaz de seu acervo digital. Suas funcionalidades avançadas nos permitem uma experiência de jogo otimizada, garantindo que o legado do console continue vivo e acessível, inclusive para novas gerações de jogadores.

7 COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques

Detalhes técnicos

Tamanho: 2,76 MB

Versão: 2.2

Licença: Grátis

Idioma: Espanhol

Desenvolvedor: ISEKO

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .ZIP

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 08/04/2014

<p>No contexto atual de consoles onde o clássico PlayStation 2 é um dos mais acessíveis da atualidade, o USBUtil cai como uma luva para rodarmos jogos a partir de dispositivos USB, como pen drives e HDs externos via OPL.</p> <p>Além disso, embora o OPL agora também comporte o sistema de arquivos exFAT, além do FAT32, você também ainda pode se valer das funcionalidades do programa não só para transferir seus jogos, o que ainda é plenamente viável, mas também para usar das ferramentas extras do USBUtil te permitem recuperar jogos, aplicar patches, desativar vídeos dos jogos e muito mais.</p> <p>O uso do USBUtil, portanto, vai além da simples transferência de jogos, sendo ainda de extrema valia para qualquer usuário do PlayStation 2 que busca não apenas conveniência, mas também uma gestão eficaz de seu acervo digital. Suas funcionalidades avançadas nos permitem uma experiência de jogo otimizada, garantindo que o legado do console continue vivo e acessível, inclusive para novas gerações de jogadores.</p>USBUtil 2.2