Página inicialTutoriaisComo rodar jogos de PS2 com o sistema de arquivos exFAT no...

Como rodar jogos de PS2 com o sistema de arquivos exFAT no OPL

Avaliação: 5 / 5. Número de votos: 2

Deixe a sua avaliação!

Com a nova compatibilidade do OPL com o exFAT, a transferência e a gestão dos seus jogos em um dispositivo USB se tornou mais prática. Veja como transferir seus jogos e baixar artes com esse sistema de arquivos.

PS banner imagem

Com o advento da compatibilidade do sistema de arquivos exFAT pela versão 1.2.0 do OPL, não mais há a necessidade implícita da conversão dos jogos em partes para funcionar no console, o que era demandado em versões anteriores do lançador pela limitação de 4 GB de arquivo do FAT32, que era o único sistema de arquivos compatível.

Com isso, agora você pode passar seus jogos para seu HD externo ou pen drive formatado em exFAT, por exemplo, ao simplesmente passar os respectivos arquivos do formato ISO para o seu armazenamento, mas é imprescindível que você os passe de acordo com a estrutura de pastas do OPL; do contrário, o lançador não reconhecerá seus jogos.

Desse modo, uma vez que você já tenha instalada no seu PS2 a versão mais recente do OPL, confira logo abaixo, como você pode efetivamente passar seus jogos sem nenhum tipo de problema para o seu dispositivo exFAT, assegurando a melhor compatibilidade com o seu console.

Passo a passo ilustrado para você passar seus jogos

Passo 1: Certifique-se de que seu dispositivo de armazenamento USB esteja devidamente formatado com exFAT. Perceba que você pode facilmente formatar seu dispositivo em exFAT com a ferramenta de formatação nativa do seu sistema Windows, conforme você pode ver abaixo.

Tutorial capas ooplutil captura de tela 1
Ao clicar com o botão direito do seu mouse sobre a sua unidade, você pode acessar a opção “Formatar” para facilmente proceder com a formatação do seu dispositivo.

Passo 2: Uma vez que o OPL trabalha com estruturas de pasta, você precisa criar minimamente uma pasta chamada DVD dentro da estrutura do seu armazenamento para o lançador reconhecer seus jogos. Posto isso, recomendamos que você crie 3 pastas dentro dele, a pasta ART, a pasta DVD e a pasta CD, exatamente conforme ilustrado abaixo.

Tutorial capas ooplutil captura de tela 2
Perceba que criamos as 3 pastas mais importantes. Porém, após o primeiro uso do dispositivo no seu console, o OPL criará as demais pastas por predefinição.

Passo 3: Com isso, você já poderá passar seus jogos para dentro das pastas respectivas. A grande maior parte dos jogos de PS2 são no formato DVD e, portanto, devem ser colocados na pasta DVD, com algumas exceções. Geralmente, apenas jogos com menos de 700 MB irão para a pasta CD, os demais para a pasta DVD. Além disso, você também pode conferir esta lista completa em PDF que traz todos os títulos de PS2 disponíveis no formato CD-ROM.

Tutorial capas oplutil captura de tela 3
Dessa forma, o jogo será perfeitamente reconhecido pelo OPL, com você podendo livremente renomear o arquivo ISO como bem entender.

Baixando as artes para os jogos

Perceba que, embora seus jogos sejam reconhecidos plenamente no OPL, eles não trarão as artes e capas por predefinição. Desse modo, uma forma efetiva de você realizar o respectivo download, para ter sua biblioteca de jogos mais enriquecida nesse sentido, é usando o OPLUtil, conforme vamos detalhar abaixo.

Passo 1: Após o download do OPLUtil, abra o programa e clique na opção “Adicionar arquivos a lista” e selecione seu jogo dentro da pasta no seu HD ou pen drive. Perceba, que, se você tiver mais jogos em pasta, você também pode selecionar todos eles para que o procedimento de download das artes seja realizado de uma só vez para cada um deles.

Oplutil tutorial 01

Passo 2: Após feita a seleção, você agora clica na opção “Diretório de destino” e seleciona apenas a unidade do seu dispositivo de armazenamento com a pasta ART já criada, exatamente conforme você pode ver na demonstração abaixo.

Oplutil tutorial 02
Perceba que você deve selecionar a unidade do seu dispositivo de armazenamento com a pasta ART criada. Não selecione a pasta ART diretamente.

Passo 3: Posteriormente, você apenas clica em “Baixar ART para ISO”, se quiser baixar as artes para apenas um jogo selecionado, ou então em “Baixar ART para todos os jogos” para que sejam baixadas as imagens para todos os seus jogos selecionados na listagem. Com isso, o programa irá realizar o download de todas as artes disponíveis para os seus jogos, como capas, ícones e capturas de tela, o que pode enriquecer ainda mais a sua experiência no uso do seu PS2.

Oplutil tutorial 03

O sistema de arquivos exFAT

O exFAT (Extended File Allocation Table) é um sistema de arquivos introduzido pela Microsoft em 2006, desenvolvido para superar algumas das limitações do FAT32, especialmente no que diz respeito ao tamanho dos arquivos e volumes. Como uma evolução do FAT32, o exFAT mantém compatibilidade ampla com uma vasta variedade de dispositivos, sendo uma excelente escolha para dispositivos de armazenamento externo como HDs externos, SSDs e cartões SD de alta capacidade.

Além de permitir arquivos individuais maiores que 4 GB — uma restrição significativa do FAT32 — o exFAT pode suportar volumes de até 128 petabytes. Graças à sua estrutura simplificada. Além disso, o exFAT é menos suscetível a corrupções de dados em comparação com o FAT32, o que o torna uma opção mais segura e confiável para você armazenar e executar seus jogos no console.

Comente e participe! Seu feedback é de essencial importância. Valorizamos cada mensagem e respondemos prontamente suas dúvidas e sugestões.
Inscreva-se
Notificação de
guest
1 Comentário
novos
mais antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Vitor Silva Sombra

Playstation 2 fat original em ótimo

Anúncios relacionados

Confira nossos destaques

Confira mais destaques