Descrição: O OPLUtil é um programa portátil para jogos de PlayStation 2 que essencialmente torna possível converter jogos do console do formato ISO para o formato UL de tal modo que seus jogos possam ser executados no seu PS2 através de dispositivos de armazenamento USB, como pen drives ou HDs externos via OPL.
Uma das principais funções do OPLUtil é dividir arquivos ISO referente aos seus jogos do console em partes de 1 GB, de uma forma específica a viabilizar a posterior execução desses jogos a partir de dispositivos de armazenamento USB configurados com os sistemas de arquivos FAT32 ou mesmo exFAT se você tiver a versão 1.2.0 do OPL.
Conversão de jogos ISO em formato UL
Para realizar a conversão de uma ou mais ISOs referentes a jogos do PS2 para UL é muito fácil. Você só precisa, já na interface de apresentação do programa no menu “Lista de Arquivos”, clicar em “Adicionar arquivos a Lista”, selecionar os arquivos ISO referentes aos seus jogos, selecionar uma pasta de destino em “Diretório de destino” e clicar em “Converter arquivos”, conforme você pode ver na demonstração abaixo.
Com isso, o programa realiza todo o procedimento de modo automatizado, convertendo e até realizando o download das artes do seu jogo ou todos os seus jogos, a depender do caso, para a finalidade posterior de execução no seu console a partir da sua mídia USB sem a necessidade de discos.
Perceba também que, na opção “Diretório de destino”, você já pode tanto selecionar alguma pasta no seu PC para depois passar esses dados para um dispositivo USB como também já selecionar a mídia USB como destino diretamente.
E se você converter vários jogos de uma vez só, apenas um arquivo “ul.cfg” será gerado. Esse arquivo diz respeito a lista de todos os jogos para serem reconhecidos e executados no seu console e será atualizado pelo programa cada vez que você remover ou adicionar um novo jogo ao seu dispositivo.
Conversão de UL e BIN para ISO
Além disso, ele também traz guias adicionais para você fazer o procedimento inverso de UL para ISO bem como a conversão de jogos em BIN para o ISO nos respectivos menus “Lista de jogos UL (ul.cfg)” e “Lista de jogos BIN”.
Para converter arquivos UL para ISO, selecione a opção “Abrir Lista de jogos (ul.cfg)” e selecione o arquivo que contém a lista de jogos. Em seguida, selecione o “Diretório de destino” e clique em “Converter jogo em ISO” para converter um único jogo ou “Converter todos em ISO” para converter todos os jogos da lista.
Já, para converter jogos BIN para ISO, o procedimento é basicamente o mesmo. Você só precisa acessar o menu “Lista de jogos BIN”, adicionar um ou mais deles com a opção “Adicionar arquivos a Lista”, selecionar um diretório de destino e, por fim, clicar em “Converter todos em ISO”.
Funcionalidades extras do programa
Em adição, ele ainda é recheado com muitas ótimas funcionalidades extras bastante úteis não só para os jogos em si, mas também para os dispositivos USB.
Tanto no menu “Lista de Arquivos” como também no menu “Lista de jogos UL (ul.cfg)”, você encontra, por exemplo, o botão “Baixar ART para todos os jogos” que lhe permite rapidamente baixar as artes para os seus jogos, como capas, capturas de tela e ícones, conforme você pode ver na demonstração a seguir.
Adicionalmente, a opção “Recuperar nome da ISO”, por sua vez, pode ser muito útil se você não tem mais certeza de qual é o respectivo jogo selecionado, uma vez que a função identifica o título em questão e lhe permite renomeá-lo novamente para finalidades da sua organização.
Por fim, ele também traz sua ferramenta de formatação para seus dispositivos de armazenamento específica para a finalidade do PS2. No seu menu “Formatar em FAT32”, você verá opções prontas que possibilitam formatar seus HDs ou pen drives de até 2 TB de tamanho em FAT32, se for de sua preferência.
Advento da compatibilidade exFAT pelo OPL
Originalmente, devido ao OPL só possuir compatibilidade com o sistema de arquivos FAT32, que possui limitações, em especial para armazenar arquivos com mais de 4 GB de tamanho, fazia-se necessária a divisão dos jogos em partes menores de 1 GB. Porém, com o advento da versão 1.2.0 do OPL, o lançador passou a reconhecer também o sistema de arquivos exFAT que não possuí esse tipo de limitação.
Isso significa, portanto, que agora você não precisa mais necessariamente usar o sistema de arquivos FAT32 e realizar a divisão dos seus jogos, se você tiver a versão atualizada do OPL no seu console, embora isso ainda seja possível e plenamente funcional, inclusive para o exFAT.