OPLUtil 1.2.1.0

Avaliação dos usuários: 4.8 / 5. Número de votos: 26

Deixe a sua avaliação!

Uma ferramenta incrível para jogos de PS2 que não só permite converter jogos do console em arquivos executáveis via USB, mas também traz muitas outras funções para você baixar capas e artes para os jogos, formatar dispositivos e muito mais.

Descrição: O OPLUtil é um programa portátil para jogos de PlayStation 2 que essencialmente torna possível converter jogos do console do formato ISO para o formato UL de tal modo que seus jogos possam ser executados no seu PS2 através de dispositivos de armazenamento USB, como pen drives ou HDs externos via OPL.

Uma das principais funções do OPLUtil é dividir arquivos ISO referente aos seus jogos do console em partes de 1GB, de uma forma específica a viabilizar a posterior execução desses jogos a partir de dispositivos de armazenamento USB configurados com os sistemas de arquivos FAT32 ou mesmo exFAT se você tiver a versão 1.2.0 do OPL.

Conversão de jogos ISO em formato UL

Para realizar a conversão de uma ou mais ISOs referentes a jogos do PS2 para UL é muito fácil. Você só precisa, já na interface de apresentação do programa no menu “Lista de Arquivos”, clicar em “Adicionar arquivos a Lista”, selecionar os arquivos ISO referentes aos seus jogos, selecionar uma pasta de destino em “Diretório de destino” e clicar em “Converter arquivos”.

Captura de tela do OPLUtil que lista 3 jogos de PS2. Um foi concluído, outro está em processamento e o outro está em fila para ser convertido para um HD externo.
Esta é a tela principal do programa. Basicamente o que você precisa fazer é adicionar os arquivos ISOs com a opção “Adicionar arquivos a Lista”, selecionar o seu HD ou pen drive em “Diretório de destino” e então clicar em “Converter arquivos”.

Com isso, o programa realiza todo o procedimento de modo automatizado, convertendo o seu jogo ou todos os seus jogos, a depender do caso, para a finalidade posterior de execução no seu console a partir da sua mídia USB sem a necessidade de discos.

Perceba também que, na opção “Diretório de destino”, você já pode tanto selecionar alguma pasta no seu PC para depois passar esses dados para um dispositivo USB como também já selecionar a mídia USB como destino diretamente.

E se você converter vários jogos de uma vez só, apenas um arquivo “ul.cfg” será gerado. Esse arquivo diz respeito a lista de todos os jogos para serem reconhecidos e executados no seu console e será atualizado pelo programa cada vez que você remover ou adicionar um novo jogo ao seu dispositivo.

Conversão de UL e BIN para ISO

Além disso, ele também traz guias adicionais para você fazer o procedimento inverso de UL para ISO bem como a conversão de jogos em BIN para o ISO nos respectivos menus “Lista de jogos UL (ul.cfg)” e “Lista de jogos BIN”.

Para converter arquivos UL para ISO, selecione a opção “Abrir Lista de jogos (ul.cfg)” e selecione o arquivo que contém a lista de jogos. Em seguida, selecione o “Diretório de destino” e clique em “Converter jogo em ISO” para converter um único jogo ou “Converter todos em ISO” para converter todos os jogos da lista.

Já, para converter jogos BIN para ISO, o procedimento é basicamente o mesmo. Você só precisa acessar o menu “Lista de jogos BIN”, adicionar um ou mais deles com a opção “Adicionar arquivos a Lista”, selecionar um diretório de destino e, por fim, clicar em “Converter todos em ISO”.

Funcionalidades extras do programa

Em adição, ele ainda é recheado com muitas ótimas funcionalidades extras bastante úteis não só para os jogos em si, mas também para os dispositivos USB.

Em seu menu “Lista de Arquivos”, você encontra, por exemplo, o botão “Baixar ART para todos os jogos” que te permite baixar capas e artes para os jogos, conforme você pode ver no destaque logo abaixo.

A captura de tela do OPLUtil que destaca sua aba "Lista de Arquivos". A captura também destaca o botão "Baixar ART para todos os jogos" que permite o download de artes e capas para todos os jogos de modo automático.
O destaque para a opção “Baixar ART para todos os jogos” que baixa automaticamente as capas e artes para todos os seus jogos a fim de tornar sua interface no PS2 ainda mais envolvente e atraente.

Adicionalmente, a opção “Recuperar nome da ISO”, por sua vez, pode ser muito útil se você não tem mais certeza de qual é o respectivo jogo selecionado, uma vez que a função identifica o título em questão e te permite renomeá-lo novamente para finalidades da sua organização.

Por fim, ele também traz sua ferramenta de formatação para seus dispositivos de armazenamento específica para a finalidade do PS2. No seu menu “Formatar em FAT32”, você verá opções prontas que te permitem formatar seus HDs ou pen drives de quaisquer tamanhos em FAT32 se for de sua preferência.

Captura de tela do OPLUtil que mostra a sua aba "Formatar em FAT32" que diz respeito ao módulo do programa para formatar dispositivos como pen drives e HDs externos em FAT32.
A opção de formatação em FAT32 do OPLUtil pode converter pen drives, HDs externos, entre outros dispositivos em FAT32.

Advento da compatibilidade exFAT pelo OPL

Originalmente, devido ao OPL só possuir compatibilidade com o sistema de arquivos FAT32, que possui limitações em especial para armazenar arquivos com mais de 4 GB de tamanho, fazia-se necessária a divisão dos jogos em partes menores de 1 GB. Porém, com o advento da versão 1.2.0 do OPL, o lançador passou a reconhecer também o sistema de arquivos exFAT que não possuí esse tipo de limitação.

Isso significa, portanto, que agora você não precisa mais necessariamente usar o sistema de arquivos FAT32 e realizar a divisão dos seus jogos, se você tiver a versão atualizada do OPL no seu console, embora isso ainda seja possível e plenamente funcional, inclusive para o exFAT.

Detalhes técnicos

Tamanho: 34,9 MB / 24,6 MB

Versão: 1.2.1.0

Licença: Grátis

Idioma: Português disponível

Desenvolvedor: Issei Yoshida

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 31/05/2020

Principais características

  • Permite executar jogos no PS2 via dispositivos USB;
  • Download automatizado de capas e artes;
  • Formata dispositivos em FAT32;
  • Conversão em lote de arquivos;
  • Funções disponíveis para identificação e renomeação;

Nossa avaliação geral

INTERFACE
USABILIDADE
EFETIVIDADE
RECURSOS

Nossa opinião após análise

Com toda essa gama de funcionalidades, o OPLUtil se destaca como uma ferramenta incrível para convertermos e gerenciarmos jogos de PlayStation 2 em dispositivos USB. Desde a conversão efetiva de ISO para UL até a organização facilitada dos jogos e a formatação direta dos dispositivos em FAT32, se necessário, o programa simplifica e aprimora ainda mais nossa experiência com o PS2.

Além disso, ele também nos traz uma excelente capacidade para gerenciarmos os jogos em nosso armazenamentos, não apenas com a renomeação, mas também com o download automatizado de capas e artes para os jogos, o que certamente enriquece ainda mais nossa experiência no console.

Por fim, a recente expansão de compatibilidade do OPL com o sistema de arquivos exFAT, que permite o armazenamento de arquivos maiores de 4 GB sem a necessidade de divisão, não torna o uso do OPLUtil obsoleto. Enquanto o programa continua a ser bastante útil para a preparação e gerenciamento de jogos em FAT32, a flexibilidade oferecida pelo OPL com exFAT ainda permite a divisão dos jogos se for de sua preferência. Desse modo, o OPLUtil não apenas mantém sua utilidade fundamental, mas também se integra perfeitamente com as novas funcionalidades do OPL, garantindo uma contínua renovação da maneira como interagimos com os clássicos do PlayStation 2.

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques

Detalhes técnicos

Tamanho: 34,9 MB / 24,6 MB

Versão: 1.2.1.0

Licença: Grátis

Idioma: Português disponível

Desenvolvedor: Issei Yoshida

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 31/05/2020

<p>Com toda essa gama de funcionalidades, o OPLUtil se destaca como uma ferramenta incrível para convertermos e gerenciarmos jogos de PlayStation 2 em dispositivos USB. Desde a conversão efetiva de ISO para UL até a organização facilitada dos jogos e a formatação direta dos dispositivos em FAT32, se necessário, o programa simplifica e aprimora ainda mais nossa experiência com o PS2.</p> <p>Além disso, ele também nos traz uma excelente capacidade para gerenciarmos os jogos em nosso armazenamentos, não apenas com a renomeação, mas também com o download automatizado de capas e artes para os jogos, o que certamente enriquece ainda mais nossa experiência no console.</p> <p>Por fim, a recente expansão de compatibilidade do OPL com o sistema de arquivos exFAT, que permite o armazenamento de arquivos maiores de 4 GB sem a necessidade de divisão, não torna o uso do OPLUtil obsoleto. Enquanto o programa continua a ser bastante útil para a preparação e gerenciamento de jogos em FAT32, a flexibilidade oferecida pelo OPL com exFAT ainda permite a divisão dos jogos se for de sua preferência. Desse modo, o OPLUtil não apenas mantém sua utilidade fundamental, mas também se integra perfeitamente com as novas funcionalidades do OPL, garantindo uma contínua renovação da maneira como interagimos com os clássicos do PlayStation 2.</p>OPLUtil 1.2.1.0