AutoHotkey 2.0.11

Avaliação dos usuários: 3.9 / 5. Número de votos: 9

Deixe a sua avaliação!

Automatize tarefas e crie atalhos personalizados: desvende o poder do AutoHotkey e torne seu trabalho no Windows mais eficiente e personalizado.

Descrição: O AutoHotkey é um programa de automação de tarefas que te permite customizar teclas de atalho tanto do seu teclado como também do seu mouse para as mais diversas situações, inclusive para jogos, com scripts personalizados.

Com uma linguagem de script simples e intuitiva, você pode criar comandos personalizados para automatizar praticamente qualquer ação no seu computador. Isso inclui desde abrir programas, digitar texto, executar macros complexas até controlar janelas e manipular arquivos.

Definindo uma hotkey com script

Ele não traz assistentes de configuração automatizados, mas é muito fácil de aprender a usá-lo. Ele te permite atribuir as teclas de atalho com seus guias ilustrados, onde basicamente você só precisa criar um bloco de notas, nomeando-o com a extensão .ahk, ao exemplo de “MyScript.ahk”, e nele definindo a configuração conforme as instruções do programa.

Uma vez feito seu script, você já poderá usá-lo em seu Windows de um modo bastante abrangente para uma vasta infinidade de situações. E você pode configurar não apenas ações do teclado, mas também do mouse simultaneamente em qualquer programa ou situação que você possa precisar.

Exemplo prático de uso do programa

Introdução: Neste exemplo, vamos simular que estamos realizando uma ação repetitiva de copiar e colar um determinado texto em múltiplos documentos. Vamos deduzir que estamos copiando um texto de um lugar repetidamente e colando em vários documentos em um fluxo de trabalho complexo que exige muitas ações de copiar e colar.

Neste caso, vamos otimizar nosso fluxo de trabalho com a criação de um Script que instantaneamente cola o texto no campo que selecionarmos para automatizar a tarefa a fim de salvar muito esforço e tempo no trabalho que está sendo realizado.

Passo 1: Após a instalação do programa, acessamos sua interface e vamos até a opção “New script”, então nomeamos nosso script a título de exemplo como “Baixesoft-script” (você pode colocar o nome que preferir) e clicamos na opção “Create”, conforme você pode ver na captrua de tela abaixo.

Script novo autohotkey

Feito isso, selecionamos o arquivo de extensão .ahk gerado com o botão direito do mouse, acessando a opção “Edit Script” e então colamos nele o seguinte código.

; Defina o atalho de teclado (F9) para colar o código HTML
F9::
Clipboard =
(
Texto de exemplo no site baixesoft
Você pode colocar qualquer coisa nessa área para definir que seja colado todo os elementos
aqui contidos com o simples pressionar de um botão. Neste exemplo, estamos usando o F9, o que 
também é perfeitamente editável para qualquer chave do seu teclado ou mouse.
)
Clipboard := Clipboard
Send ^v ; Cole o conteúdo da área de transferência
Return

Passo 2: Após isso, salvamos o arquivo usando o bloco de notas e fechamos sua janela. Então para ativar o script, apenas damos dois cliques sobre esse arquivo de extensão ahk. Note que ele ficará ativo na área de notificação do seu Windows. Então, ao pressionar o “F9”, vamos ter o texto de exemplo colado instantaneamente, a fim de melhorar e muito nosso fluxo de trabalho.

AutoHotkey captura de tela 7

Observação: Por fim, vamos também deixar o referido arquivo disponível para download neste link. Note também que todos os passos desse exemplo prático estão disponíveis nas capturas de tela logo a cima nesta postagem e você pode criar e ativar vários scripts similares em seu sistema, conforme forem suas necessidades.

Detalhes técnicos

Tamanho: 2,9 MB

Versão: 2.0.11

Licença: Grátis

Idioma: Inglês

Desenvolvedor: AutoHotkey Foundation

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Atualizado em: 23/12/2023

⠀Nossa avaliação geral

INTERFACE
USABILIDADE
EFETIVIDADE
RECURSOS

Nossa opinião após análise

O AutoHotkey pode ser realmente milagroso em diversas situações imagináveis, seja automatizar fluxos de trabalho, seja para personalizar sua usabilidade no Windows ou até para jogos. Em nosso caso, o usamos para converter postagens deste site em um novo formato mais moderno e usual para nossos usuários. Entretanto, para isso, tivemos, e ainda estamos tendo até o presente momento, que fazer a conversão das postagens ao modelo mais atual, o que exige bastante ações de copiar e colar determinados trechos. Para isso, então, resolvemos criar um script que simplesmente cola um modelo do que precisamos com o pressionar de um botão, o que melhorou incrivelmente o nosso fluxo de trabalho. O AutoHotkey é realmente incrível para sua finalidade.

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques

Detalhes técnicos

Tamanho: 2,9 MB

Versão: 2.0.11

Licença: Grátis

Idioma: Inglês

Desenvolvedor: AutoHotkey Foundation

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Atualizado em: 23/12/2023

O AutoHotkey pode ser realmente milagroso em diversas situações imagináveis, seja automatizar fluxos de trabalho, seja para personalizar sua usabilidade no Windows ou até para jogos. Em nosso caso, o usamos para converter postagens deste site em um novo formato mais moderno e usual para nossos usuários. Entretanto, para isso, tivemos, e ainda estamos tendo até o presente momento, que fazer a conversão das postagens ao modelo mais atual, o que exige bastante ações de copiar e colar determinados trechos. Para isso, então, resolvemos criar um script que simplesmente cola um modelo do que precisamos com o pressionar de um botão, o que melhorou incrivelmente o nosso fluxo de trabalho. O AutoHotkey é realmente incrível para sua finalidade.AutoHotkey 2.0.11