Descrição: Essa é a versão portátil, que não necessita de instalação, do Darktable. Ele é um programa gratuito de edição e gestão de fotos, feito por fotógrafos profissionais, específico para você revelar e editar fotografias negativas digitais (RAW) na interface do seu PC Windows por meio de uma excelente mesa escura de desenvolvimento que te traz ferramentas de visualização, organização e edição de ponta.
Com suporte para uma ampla variedade de formatos RAW de várias marcas de câmeras, o Darktable permite que você tenha controle total sobre os detalhes e as características de suas imagens, de modo a te proporcionar resultados finais de alta qualidade.
Interface amigável para fotografias profissionais
As funcionalidades do programa te permitem gerenciar seus negativos digitais com um banco de dados, de modo que você possa vê-las a partir de uma mesa de luz escura com muitas funcionalidades, como de zoom e de edição de imagem que te permitem desenvolvê-las e aprimorá-las das mais diversas formas.
A interface de usuário é construída em torno de um sistema de cache eficiente de metadados de imagem e mipmaps, todos armazenados em um banco de dados. O foco principal está na interação do usuário, tanto em termos de um design de interface suave quanto na velocidade de processamento. Produção de alta qualidade também é um dos principais objetivos do programa.
Além disso, o Darktable te oferece recursos avançados de organização e gerenciamento de projetos, caso em que você pode criar coleções, agrupar imagens relacionadas e até mesmo criar fluxos de trabalho automatizados para acelerar o processo de edição. Com a capacidade de adicionar notas, etiquetas e metadados às imagens, você também pode manter um registro detalhado e organizado de todo o seu trabalho realizado.
Um prato cheio para você trabalhar com RAW
O RAW é a captura não processada direto do sensor da câmera para o cartão de memória, onde nada foi alterado. Existem várias alternativas no mundo do código aberto para o desenvolvimento bruto (ufraw, dcraw, rawtherapee), mas o Darktable tenta preencher a lacuna entre os excelentes conversores RAW livres existentes e ferramentas de gerenciamento de imagens, como ufraw, rawstudio, f-spot, digikam e shotwell.
Desse modo, o programa se concentra no fluxo de trabalho a fim de tornar mais fácil para o fotógrafo lidar rapidamente com as milhares de imagens que um dia de filmagem pode produzir.
Funcionalidades de edição e aprimoramento
Além do mais, sua arquitetura interna te permite facilmente adicionar módulos para todos os tipos de processamento de imagem, desde os mais simples (corte, exposição, remoção de manchas) até os mais avançados (simulação de visão noturna humana). Toda a edição com o programa é totalmente não destrutiva e opera apenas em buffers de imagem em cache para exibição, uma vez que a imagem inteira só é convertida durante a exportação.
Além disso, seu módulo de retoque te permite corrigir pequenos defeitos ou imperfeições em suas imagens, como manchas, poeira ou objetos indesejados. Com recursos avançados de clonagem e carimbo de borracha, você pode remover essas imperfeições de forma precisa e eficiente, mantendo a integridade da imagem original.
Por fim, o carregamento de imagens brutas é feito usando tecnologias de velocidade bruta, faixa dinâmica alta e formatos de imagem padrão, como JPEG, que também são suportados.