FAT32 Format 1.01

Avaliação dos usuários: 4.3 / 5. Número de votos: 35

Deixe a sua avaliação!

Um programa portátil que possibilita facilmente formatar dispositivos de armazenamento, como HDs, SSDs, pen drives, entre outros, usando o sistema de arquivos FAT32.

Descrição: O FAT32 Format é um programa portátil que torna possível facilmente formatar dispositivos de armazenamento, como pen drives, cartões de memória, SSDs e HDs externos, com o sistema de arquivos FAT32.

Com ele, mesmo dispositivos originalmente formatados com sistemas de arquivos como NTFS ou exFAT, por exemplo, podem ter uma transição efetiva para o FAT32 com a formatação. Isso pode ser ideal se você precisa adaptar seu dispositivo de armazenamento para uso com aplicações e dispositivos que requerem este sistema de arquivos mais antigo, mas ainda amplamente suportado.

Formata mesmo dispositivos com mais de 32 GB, até 2 TB

A principal vantagem do FAT32 Format, em relação à ferramenta nativa do Windows, diz respeito justamente à possibilidade de se formatar dispositivos com capacidades de armazenamento superiores a 32 GB sem qualquer problema.

A título de exemplo, com ele, você pode modificar o sistema de arquivos de um HD externo de até 2TB de tamanho em disco para o FAT32 em poucos cliques, sem enfrentar restrições nesse sentido.

Isso pode ser muito útil, por exemplo, para você armazenar e executar jogos de videogames mais antigos como os do PlayStation 2 e do Xbox 360, bem como para garantir a compatibilidade com sistemas de entretenimento automotivo ou dispositivos de áudio e vídeo que requerem o sistema de arquivos FAT32.

Usabilidade do programa

Para usá-lo, você só precisa basicamente selecionar a unidade de armazenamento desejada em “Drive” e em seguida você da início ao processo de formatação clicando na opção “Start”. O programa irá então iniciar o procedimento, apagando todos os dados existentes na unidade e configurando-a com o sistema de arquivos FAT32.

Captura de tela demonstrativa do uso do FAT32 Format. Mostra duas imagens do antes e depois.
Perceba que a formatação neste caso foi realizada com a opção “Quick Format” marcada. Esse tipo de formatação rápida não verifica setores defeituosos no disco antes de recriar o sistema de arquivos. Nesse caso, o procedimento apenas apaga a tabela de alocação de arquivos (FAT) e sobrescreve os setores com um novo sistema de arquivos, levando menos tempo para o procedimento. Já a formatação completa que, por sua vez, verifica todos os setores do disco para detectar e marcar setores defeituosos antes de efetivamente recriar o sistema de arquivos, levando mais tempo para a conclusão.

Perceba também que,  antes de dar início à formatação, você pode renomear seu dispositivo usando a opção “Volume label” bem como definir o tamanho da unidade de alocação com a opção “Allocation unit size”.

Esse último parâmetro é importante no processo de formatação; por padrão, recomenda-se uma formatação usando o tamanho de 4096 bytes, pois é uma opção equilibrada entre desempenho e eficiência de espaço. Para mais informações a respeito desse aspecto, você pode acessar esta página dedicada a esse assunto.

O sistema de arquivos FAT32

O FAT32 é um sistema de arquivos criado pela Microsoft em 1996, que oferece boa velocidade e um nível básico de confiabilidade no armazenamento de dados, além de ampla compatibilidade com muitos dispositivos, incluindo consoles de videogame, dispositivos de mídia, sistemas embarcados e outros dispositivos eletrônicos. Isso o torna uma escolha ideal para dispositivos de armazenamento portáteis, como pen drives, HDs externos e cartões de memória.

No entanto, nos dias atuais, o FAT32 possui também suas desvantagens, embora possua ampla compatibilidade. Entre elas, destacam-se a limitação de armazenamento de arquivos de até 4 GB e um volume máximo de 2 TB. Além disso, o sistema carece de recursos avançados de segurança, como permissões de arquivo e criptografia, e também não possui recursos de gerenciamento de dados, como o registro de jornal, que é um aspecto essencial, por exemplo, para recuperação de dados em caso de falha.

Essas limitações tornam o FAT32 menos adequado para sistemas operacionais e dispositivos que exigem alta segurança e eficiência no gerenciamento de arquivos grandes ou sensíveis. Portanto, embora o FAT32 seja uma opção viável para dispositivos de armazenamento simples e portáteis, seu uso em aplicações mais exigentes ou para dados mais sensíveis pode não ser recomendado.

Detalhes técnicos

Tamanho: 76 KB

Versão: 1.01

Licença: Grátis

Idioma: Inglês

Desenvolvedor: Ridgecrop Consultants Ltd

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 11/12/2009

Principais características

  • Programa portátil para formatação em FAT32;
  • Compatível com pen drives, cartões de memória, HDs e SSDs, inclusive externos;
  • Formata dispositivos com mais de 32 GB, até 2 TB;
  • Suporta a renomeação do dispositivo;
  • Limitação de arquivo de até 4 GB;
  • Permite o ajuste do tamanho da unidade de alocação.

Nossa avaliação geral

INTERFACE
USABILIDADE
EFETIVIDADE
RECURSOS

Nossa opinião após análise

O FAT32 Format é uma pequena e prática aplicação de fácil manuseio. Sua principal e única função é a de viabilizar a formatação de praticamente todo e qualquer dispositivo de armazenamento usando-se do padrão do sistema de arquivos FAT32.

Isso já é perfeitamente possível de se fazer com a ferramenta nativa do Windows, é verdade, mas a principal vantagem dele, entretanto, é a de viabilizar a operação com dispositivos de armazenamento superiores a 32 GB, até o máximo de 2 TB.

Desse modo, até mesmo HDs externos podem ser processados pelo programa para as mais diversas finalidades sem qualquer problema. Em nosso caso, por exemplo, serviu perfeitamente bem para formatarmos um HD externo em FAT32 para ser usado em um console PS2.

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques

Detalhes técnicos

Tamanho: 76 KB

Versão: 1.01

Licença: Grátis

Idioma: Inglês

Desenvolvedor: Ridgecrop Consultants Ltd

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 11/12/2009

<p>O FAT32 Format é uma pequena e prática aplicação de fácil manuseio. Sua principal e única função é a de viabilizar a formatação de praticamente todo e qualquer dispositivo de armazenamento usando-se do padrão do sistema de arquivos FAT32. </p> <p>Isso já é perfeitamente possível de se fazer com a ferramenta nativa do Windows, é verdade, mas a principal vantagem dele, entretanto, é a de viabilizar a operação com dispositivos de armazenamento superiores a 32 GB, até o máximo de 2 TB.</p> <p>Desse modo, até mesmo HDs externos podem ser processados pelo programa para as mais diversas finalidades sem qualquer problema. Em nosso caso, por exemplo, serviu perfeitamente bem para formatarmos um HD externo em FAT32 para ser usado em um console PS2.</p>FAT32 Format 1.01