Descrição: O FAT32 Format é um programa portátil que te permite facilmente formatar dispositivos de armazenamento, como pen drives, cartões de memória e HDs externos, com o sistema de arquivos FAT32.
Mesmo dispositivos inicialmente configurados com outros sistemas de arquivos, como o NTFS, poderão ser formatados e ter o padrão do sistema de arquivos modificado para o FAT32 com o programa para as mais diversas finalidades que você possa precisar.
O sistema de arquivos FAT32
O FAT32 é um sistema de arquivos criado pela Microsoft em 1996, ele oferece algumas vantagens ao possuir ótima velocidade, confiabilidade de armazenamento de dados e ampla compatibilidade com muitos dispositivos, incluindo consoles de videogame, dispositivos de mídia, sistemas embarcados e outros dispositivos eletrônicos.
Isso faz com que ele seja ideal para dispositivos de armazenamento portáteis, como pen drives, HDs externos e cartões de memória, por exemplo. Uma de suas desvantagens mais notórias, entretanto, fica pela sua limitação de armazenamento de arquivos de até 4GB.
Formata até HDs externos em FAT32
Além disso, a principal vantagem do FAT32 Format, em relação à ferramenta nativa do Windows, diz respeito justamente à possibilidade de se formatar dispositivos com capacidades de armazenamento superiores a 32 GB sem qualquer problema, o que não é possível em algumas ferramentas nativas de versões do sistema operacional.
Portanto, com ele, você pode, por exemplo, modificar o sistema de arquivos de um HD externo de até 2TB de tamanho em disco para o FAT32 em poucos cliques, sem qualquer restrição.
Usabilidade do programa
Para usá-lo, você só precisa selecionar a unidade de armazenamento desejada em “Drive” em e em seguida você da início ao processo de formatação clicando na opção “Start”. O programa irá então iniciar o processo de formatação, apagando todos os dados existentes na unidade e configurando-a com o sistema de arquivos FAT32.

Por fim, note também que durante o processo você pode renomear seu dispositivo usando a opção “Volume label” e ainda pode definir o tamanho da unidade de alocação com a opção “Allocation unit size”. Esse último parâmetro é importante no processo de formatação; por padrão, recomenda-se uma formatação usando o tamanho de 4096 bytes, pois é uma opção equilibrada entre desempenho e eficiência de espaço. Para mais informações a respeito desse parâmetro, temos esta página dedicada a esse assunto.