Página inicialArquivos e discosFiles: Explorador de Arquivos para Windows 3.4.1.0

Files: Explorador de Arquivos para Windows 3.4.1.0

Avaliação dos usuários: 5 / 5. Número de votos: 5

Deixe a sua avaliação!

Uma excelente alternativa ao explorador de arquivos nativo do Windows. Com interface quase idêntica e recursos adicionais, ele traz uma excelente experiência para a gestão dos seus arquivos no seu PC.

Descrição: O Files é um explorador de arquivos alternativo para Windows que oferece uma combinação de robustez e elegância em sua interface. Projetado para proporcionar uma navegação fluida e intuitiva, o programa permite que você gerencie arquivos e pastas com eficiência incomparável.

Ele introduz uma série de funcionalidades avançadas que podem otimizar seu fluxo de trabalho, como suporte para múltiplas abas, uma poderosa ferramenta de buscas e opções extensivas de personalização.

Um conceito novo abrangente de explorador de arquivos

O Files é muito parecido com o explorador de arquivos do Windows 11, mas tem mais funções e recursos extras, como seu excelente sistema de abas e amplas opções de personalização, que permitem que você personalize sua interface e altere a cor dos ícones e pastas, o que pode enriquecer ainda mais a sua experiência de uso.

Captura da tela inicial do Files que mostra seu "Acesso rápido", "Unidades", "Arquivos recentes" e também seu painel de navegação à esquerda.
Sua interface é quase idêntica à do explorador nativo do Windows 11 com algumas excelentes funções extras. Você pode clicar na imagem para ampliar.

Ele também conta com diversas opções de customização de sua interface, incluindo não só a opção para a seleção de temas, mas também opções para a personalização do fundo com cores e até imagens que você pode adicionar. Essas opções, você encontra disponíveis ao acessar seu menu de “Configurações” na aba “Aparência” conforme você pode ver abaixo.

Customizacao da aparencia do files
Perceba que você tem a opção de customizar sua interface não apenas com cortes mas também com a adição de impactantes imagens de fundo que você pode inclusive adaptar. Você pode clicar na imagem para ampliar.

Opções de visualização e customização de ícones

Além disso, o programa também oferece excelentes opções de visualização, caso em que você pode adaptar a exibição dos seus arquivos conforme suas preferências com opções que incluem tanto as nativas do explorador do Windows, como também próprias e exclusivas que incluem recursos de pré-visualização, de ajuste do layout, do tamanho dos ícones e muito mais.

Files opcoes de visualizacao
Ao acessar o menu de “Layout”, você tem excelentes possibilidades de ajustar a visualização dos seus dados ao seu gosto. Você pode clicar na imagem para ampliar.

Seus recursos de customização tornam possível adaptar sua interface de acordo com suas preferências com a adição de favoritos, com a criação atalhos para pastas frequentemente acessadas e até com a configuração da exibição de arquivos com ícones e cores diferenciadas, o que pode otimizar ainda mais a sua eficiência na gestão dos seus dados.

Para você customizar um ícone de pasta, por exemplo, você só precisa clicar sobre ela com o botão direito do mouse, acessar a opção de “Abrir propriedades” representada por este íconeicone de propriedades e então acessar a opção de “Personalização”. No menu subsequente que será aberto você poderá escolher um dentre os vários ícones disponíveis, com você podendo até adicionar ícones personalizados, conforme você pode ver na captura de tela abaixo.

Captura de tela do Files mostrando o acesso à tela de "Propriedades" de pasta. A tela mostra o menu de "Personalização" dentro das "Propriedades".
Você pode personalizar o ícone das suas pastas utilizando os novos ícones disponíveis no Files ou adicionando outros através da opção “Navegar”.

Definindo como explorador padrão do sistema

Após instalado, ele não será definido automaticamente como o explorador de arquivos padrão do seu sistema. Desse modo, se você decidir usá-lo como o explorador padrão do seu Windows, você precisará acessar o menu de “Configurações” do programa, localizado no canto superior direito da interface, representado por este íconeicone engrenagem files.

Com isso, em seu menu de configurações que será aberto, você pode acessar a aba “Avançado” para escolher a opção “Definir o Files como o gerenciador de arquivos padrão” exatamente conforme a captura de tela logo abaixo demonstra.

Captura de tela do Files com destaque para sua opção que permite definir o Files como gerenciador de arquivos padrão do Windows.
Perceba que você pode usá-lo como explorador de arquivos padrão. O desenvolvedor, entretanto, alerta para problemas que possam ou não ocorrer.

Detalhes técnicos

Tamanho: 72,1 MB

Versão: 3.4.1.0

Licença: Grátis

Idioma: Português disponível

Desenvolvedor: Files Community

Plataformas: Windows 10/11

Tipo do arquivo: .EXE

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 13/05/2024

Principais características

  • Explorador de arquivos alternativo robusto e elegante;
  • Recursos adicionais para navegação;
  • Similar ao explorador nativo com funções extras;
  • Ampla personalização da interface e das cores;
  • Personalização de ícones e pastas;
  • Configuração como explorador padrão opcional.

Nossa avaliação geral

INTERFACE
USABILIDADE
EFETIVIDADE
RECURSOS

Nossa opinião após análise

Com interface quase idêntica ao explorador de arquivos nativo do Windows 11 e com uma série de recursos novos bastante usuais, o Files é realmente uma incrível opção para melhor gerenciarmos nossos dados em nossos PCs.

O programa, mantido por uma comunidade de desenvolvedores pode ser uma escolha incrível para usarmos, pois, além de conter tudo o que o explorador nativo do Windows, também conta com excelentes recursos de organização, como funções para personalização de ícones, novas opções de visualização e até um sistema de busca aprimorado capaz de tornar a usabilidade de nossos computadores ainda melhor.

Por fim, ao personalizarmos o Files de acordo com nossas preferências, podemos melhorar nossa experiência de gestão de arquivos a um nível superior. Ao adotar o Files como nosso explorador de arquivos, podemos melhorar significativamente o nosso acesso e organização de nossos dados, o que pode simplificar e tornar ainda mais eficiente nossa rotina diária em nossos computadores.

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques

Detalhes técnicos

Tamanho: 72,1 MB

Versão: 3.4.1.0

Licença: Grátis

Idioma: Português disponível

Desenvolvedor: Files Community

Plataformas: Windows 10/11

Tipo do arquivo: .EXE

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 13/05/2024