Descrição: Essa é a versão portátil, que não necessita de instalação, do IObit SmartDefrag. Ele é um software específico para você desfragmentar e otimizar o desempenho seus dispositivos de armazenamento, tais como seus HDs e SSDs, com a finalidade específica de melhorar o respectivo tempo de resposta desses hardwares em seu sistema para consequentemente torná-los mais ágeis na usabilidade do seu computador de modo geral.
O programa te traz uma excelente intuitiva interface onde constam funções para você facilmente proceder com as desfragmentações e com as otimizações, a depender do dispositivo, não apenas de modo manual, mas também de modo automatizado e agendado, caso em que o software roda em segundo plano.
Desfragmentação na inicialização
Além disso, outra função de destaque do programa é a de tornar possível realizar as desfragmentações no boot do sistema, isto é, na tela de inicialização do computador antes de o sistema operacional ser inicializado.
Essa via de execução é possível por meio da opção “Desfragmentação no Boot”, opção essa que consegue organizar de uma forma ainda mais eficiente os arquivos, inclusive os do sistema operacional, de modo que você possa perceber uma grande melhora na usabilidade do seu computador de modo geral.
Desfragmentação específica de jogos e apps
Adicionalmente, caso você tenha algum jogo instalado em seu computador, você também pode adicionar os respectivos arquivos indicando apenas o seu atalho, de modo que o programa possa realizar a desfragmentação desses dados, tornando a sua experiência ainda melhor quando na efetiva execução dos jogos.
O mesmo segue também para programas instalados no seu PC. Nesse caso, você só precisa acionar a opção “Otimizar Apps” que o programa já automaticamente realiza a desfragmentação de todos os arquivos de programas no seu Windows a fim de tornar as respectivas execuções o mais ágeis o possível.
Funcionalidades extras
Ademais, em seu menu “Opções” representado por este ícone , localizado no canto superior esquerdo da interface, você encontra uma série de opções extras para configurações, relatórios, mudar o tema e uma extremamente especial: a “Saúde do Disco” que, por sua vez, é capaz de analisar todos os atributos S.M.A.R.T dos dispositivos a fim de diagnosticar seu dispositivo de armazenamento, informando de modo bem destacado o status geral no campo “Saúde do Disco:”.
Afinal o que exatamente é uma desfragmentação?
A desfragmentação é um processo de otimização de discos rígidos (HDs) que visa melhorar o desempenho e a eficiência do armazenamento de dados. Quando você armazena arquivos em um disco rígido, eles são gravados em diferentes partes do disco em fragmentos não contíguos. Com o tempo, à medida que você adiciona, modifica ou exclui arquivos, o disco rígido pode se tornar fragmentado, ou seja, os arquivos são divididos em partes espalhadas por várias localizações físicas no disco.
A fragmentação pode causar um impacto negativo no desempenho do sistema, uma vez que o disco precisa buscar e ler as várias partes do arquivo espalhadas pelo disco. Isso pode resultar em tempos de acesso mais lentos e um desempenho geral mais lento do sistema. A desfragmentação, portanto, é o processo de reorganizar os arquivos fragmentados para que eles ocupem espaços contíguos no disco. Isso reduz a quantidade de tempo necessário para acessar e ler os arquivos, melhorando a velocidade de leitura e gravação, bem como o desempenho geral do sistema.
Por fim, é importante observar que, com o advento dos discos de estado sólido (SSDs), a desfragmentação não é necessária nem recomendada para esse tipo de armazenamento. Os SSDs têm uma tecnologia de armazenamento diferente e não são afetados pela fragmentação da mesma maneira que os discos rígidos tradicionais. Desse modo, no lugar de desfragmentar, o IObit Smart Defrag aplica a otimização TRIM em SSDS e também pode melhorar a velocidade de aplicações com a função “Otimizar Apps”.