Quick CPU 4.9.0

Avaliação dos usuários: 5 / 5. Número de votos: 6

Deixe a sua avaliação!

Uma aplicação que te traz uma série de funções avançadas para você não só definir opções de desempenho da CPU, mas também obter informações e monitorar o seu sistema por completo.

x64 bits Botão de download x32 bits Botão de download

Descrição: O Quick CPU é uma ferramenta altamente versátil, projetada para permitir o ajuste e monitoramento de diversos parâmetros da CPU e do sistema como um todo. Com ele, você pode ter controle total sobre elementos como temperaturas, desempenho, energia, tensão, corrente, estacionamento dos núcleos, escala de frequências, memória do sistema, turbo boost, e muito mais.

Esse programa te oferece uma ampla gama de funções para você melhor gerenciar planos de energia, configurar opções de estacionamento de CPU, obter informações detalhadas sobre o sistema, e monitorar de forma precisa temperaturas e voltagens.

Além disso, na na sua opção “Advanced CPU Settings”, você pode explorar recursos avançados do seu processador e habilitá-los ou desativá-los conforme suas necessidades específicas.

Quick CPU captura de tela 6
Este é o menu de opções disponível ao se selecionar a opção “Advanced CPU Settings”

Com o Quick CPU, você tem em mãos uma ferramenta completa para otimizar o desempenho e garantir o máximo aproveitamento da sua CPU e sistema, tudo de maneira intuitiva e acessível.

Desempenho da CPU e consumo de energia

O consumo de energia às vezes pode ter prioridade mais alta do que o desempenho. Considerando a mudança significativa na tecnologia e nas expectativas do hardware, as CPUs obtiveram muitos recursos novos, como TurboBoost, SpeedStep, Hyper-Threading e estados de núcleo individuais que ajudam a reduzir o consumo de energia e o calor.

Mesmo que todas essas mudanças sejam positivas, às vezes é possível que um usuário final não esteja obtendo o melhor desempenho quando necessário. Isso pode ser causado por muitos fatores difíceis de prever, como estado do sistema, disponibilidade, estado da CPU, aquecimento e muitos mais. Este aplicativo, portanto, foi feito para fornecer ajuda no controle de tais fatores, de tal forma que você possa reduzir o efeito de degradação do desempenho, quando possível.

Estacionamento de núcleos da CPU

O estacionamento do CPU Core é um recurso que foi introduzido no Windows Server 2008 R2. O mecanismo de gerenciamento de energia do processador (PPM) e o planejador trabalham juntos para ajustar dinamicamente o número de núcleos que estão disponíveis para executar threads.

O mecanismo PPM escolhe um número mínimo de núcleos para os threads que serão agendados. Os núcleos que estão estacionados geralmente não têm encadeamentos agendados e cairão em estados de energia muito baixa quando não estiverem processando interrupções, DPCs ou outro trabalho estritamente afinizado. Os núcleos restantes são responsáveis ​​pelo restante da carga de trabalho. Portanto o estacionamento central pode aumentar significativamente essa eficiência energética durante o uso mais baixo.

O problema com o modo de estacionamento do núcleo do Windows é a falta de flexibilidade, pois, por padrão, você tem muito poucas opções para definir o índice de estacionamento do núcleo em sua máquina. Desse modo, as funcionalidades do programa permitem que você controle o número de núcleos de CPU que precisam ser ativados ou desativados, conforme suas necessidades de desempenho.

Exemplo prático de estacionamento central

Digamos que temos uma CPU com um total de 6 núcleos, isso será 100% da potência de nossa CPU, onde cada núcleo representará cerca de ~ 17% (100/6 = 16,6 ~ 17). Agora, por exemplo, gostaríamos que 4 núcleos de 6 nunca fossem estacionados pelo sistema operacional, independentemente da carga.

Nesse caso, definimos o número como 68% (17 * 4 = 68). Isso dirá ao SO que ele pode estacionar apenas 2 núcleos de 6. Portanto, se definirmos o número como 100%, estamos basicamente dizendo ao SO que nenhum de nossos núcleos de CPU podem ser estacionados e devem funcionar o tempo todo com desempenho total, o que gerará, por conseguinte, um maior consumo de energia.

No caso contrário, se definirmos o número em 0% ou perto disso, o sistema operacional será capaz de estacionar qualquer número de núcleos (não se esqueça de pressionar o botão “Apply” quando você está definindo o número).

Opcoes destacadas do quickcpu
Conforme os destaques, nesse exemplo estamos estabelecendo o “Core parking:” para 100% e estamos clicando em “Apply” para efetivamente aplicarmos a configuração no sistema. Você pode clicar na imagem para ampliar.

Detalhes técnicos

Tamanho: 33,7 MB

Versão: 4.9.0

Licença: Grátis

Idioma: Inglês

Desenvolvedor: Coderbag

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .MSI

Atualizado em: 24/02/2024

⠀Nossa avaliação geral

INTERFACE
USABILIDADE
EFETIVIDADE
RECURSOS

Nossa opinião após análise

Se a sua necessidade é a de explorar o máximo do potencial nativo do seu processador, o Quick CPU é realmente uma ótima pedida. Com a capacidade de ativar e desativar recursos avançados do processamento, o programa é realmente fantástico para isso, de modo que você possa não só definir planos de energia, ativar e desativar recursos avançados, e definir o estacionamento dos núcleos, mas também monitorar amplamente o sistema com uma série de informações que ele é capaz de exibir, inclusive com logs.

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques
x64 bits Botão de download x32 bits Botão de download

Detalhes técnicos

Tamanho: 33,7 MB

Versão: 4.9.0

Licença: Grátis

Idioma: Inglês

Desenvolvedor: Coderbag

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .MSI

Atualizado em: 24/02/2024

Se a sua necessidade é a de explorar o máximo do potencial nativo do seu processador, o Quick CPU é realmente uma ótima pedida. Com a capacidade de ativar e desativar recursos avançados do processamento, o programa é realmente fantástico para isso, de modo que você possa não só definir planos de energia, ativar e desativar recursos avançados, e definir o estacionamento dos núcleos, mas também monitorar amplamente o sistema com uma série de informações que ele é capaz de exibir, inclusive com logs.Quick CPU 4.9.0