Descrição: O Quick CPU é uma ferramenta altamente versátil, projetada para permitir o ajuste e monitoramento de diversos parâmetros da CPU e do sistema como um todo. Com ele, você pode ter controle total sobre elementos como temperaturas, desempenho, energia, tensão, corrente, estacionamento dos núcleos, escala de frequências, memória do sistema, turbo boost, e muito mais.
Esse programa te oferece uma ampla gama de funções para você melhor gerenciar planos de energia, configurar opções de estacionamento de CPU, obter informações detalhadas sobre o sistema, e monitorar de forma precisa temperaturas e voltagens. Além disso, na aba “Advanced CPU Settings”, você pode explorar recursos avançados do seu processador e habilitá-los ou desativá-los conforme suas necessidades específicas.
Com o Quick CPU, você tem em mãos uma ferramenta completa para otimizar o desempenho e garantir o máximo aproveitamento da sua CPU e sistema, tudo de maneira intuitiva e acessível.
Desempenho da CPU e consumo de energia
O consumo de energia às vezes pode ter prioridade mais alta do que o desempenho. Considerando a mudança significativa na tecnologia e nas expectativas do hardware, as CPUs obtiveram muitos recursos novos, como TurboBoost, SpeedStep, Hyper-Threading e estados de núcleo individuais que ajudam a reduzir o consumo de energia e o calor.
Mesmo que todas essas mudanças sejam positivas, às vezes é possível que um usuário final não esteja obtendo o melhor desempenho quando necessário. Isso pode ser causado por muitos fatores difíceis de prever, como estado do sistema, disponibilidade, estado da CPU, aquecimento e muitos mais. Este aplicativo, portanto, foi feito para fornecer ajuda no controle de tais fatores, de tal forma que você possa reduzir o efeito de degradação do desempenho, quando possível.
Estacionamento de núcleos da CPU
O estacionamento do CPU Core é um recurso que foi introduzido no Windows Server 2008 R2. O mecanismo de gerenciamento de energia do processador (PPM) e o planejador trabalham juntos para ajustar dinamicamente o número de núcleos que estão disponíveis para executar threads.
O mecanismo PPM escolhe um número mínimo de núcleos para os threads que serão agendados. Os núcleos que estão estacionados geralmente não têm encadeamentos agendados e cairão em estados de energia muito baixa quando não estiverem processando interrupções, DPCs ou outro trabalho estritamente afinizado. Os núcleos restantes são responsáveis pelo restante da carga de trabalho. Portanto o estacionamento central pode aumentar significativamente essa eficiência energética durante o uso mais baixo.
O problema com o modo de estacionamento do núcleo do Windows é a falta de flexibilidade, pois, por padrão, você tem muito poucas opções para definir o índice de estacionamento do núcleo em sua máquina. Desse modo, as funcionalidades do programa permitem que você controle o número de núcleos de CPU que precisam ser ativados ou desativados, conforme suas necessidades de desempenho.
Exemplo prático de estacionamento central
Digamos que temos uma CPU com um total de 6 núcleos, isso será 100% da potência de nossa CPU, onde cada núcleo representará cerca de ~ 17% (100/6 = 16,6 ~ 17). Agora, por exemplo, gostaríamos que 4 núcleos de 6 nunca fossem estacionados pelo sistema operacional, independentemente da carga.
Nesse caso, definimos o número como 68% (17 * 4 = 68). Isso dirá ao SO que ele pode estacionar apenas 2 núcleos de 6. Portanto, se definirmos o número como 100%, estamos basicamente dizendo ao SO que nenhum de nossos núcleos de CPU podem ser estacionados e devem funcionar o tempo todo com desempenho total, o que gerará, por conseguinte, um maior consumo de energia.
No caso contrário, se definirmos o número em 0% ou perto disso, o sistema operacional será capaz de estacionar qualquer número de núcleos (não se esqueça de pressionar o botão “Apply” botão quando você está definindo o número).