Descrição: O Recuva é um conceituado software de restauração de dados que torna possível facilmente recuperar arquivos acidentalmente perdidos pelos mais diversos motivos, não apenas em casos de remoção para fora da lixeira do Windows, mas também quando corrompidos ou danificados, por exemplo.
Com ele, você pode restaurar seus arquivos tanto no armazenamento principal do seu computador, seja ele um HD ou SSD, como também em pen drives, cartões de memória, HDs externos, entre outros dispositivos.
Restauração por meio de assistentes específicos
A cada execução do programa, ele traz um assistente por meio do qual você pode especificar o tipo de arquivo e também indicar onde ele estava anteriormente localizado, caso não prefira que ele faça um escaneamento em todo o seu sistema de modo geral.
Com isso, você pode facilmente otimizar as suas buscas que trarão os resultados com as seguintes indicações de cores:
- Vermelho: Diz respeito a um arquivo irrecuperável;
- Laranja: Diz respeito a um arquivo que poderá ou não ser recuperado;
- Verde: Diz respeito a um arquivo perfeitamente restaurável.
Além disso, em sua interface de resultados, você pode mudar para uma interface avançada com mais funções. Ao você clicar na opção “Trocar para o modo avançado”, o programa traz ainda mais ferramentas úteis para as restaurações, como uma caixa de pré-visualização para arquivos compatíveis, conforme você pode abaixo.
Finalmente, para você recuperar um ou múltiplos arquivos, você pode tanto selecioná-los, clicando com o botão direito do seu mouse e escolhendo a opção “Recuperar realçado(s)…”, como também selecionando-os em caixa, inclusive múltiplo deles, e clicando na opção “Recuperar”, localizada no canto inferior direito, conforme você pode ver abaixo.
Entendendo o método de restauração
É importante também destacar que essas recuperações são possíveis, pois, quando arquivos são deletados, ainda que para fora da lixeira, o sistema apenas realiza uma espécie de renomeação, identificando aquele espaço como disponível para escrita, desse modo, fisicamente, eles não são deletados.
Portanto, é justamente nesse ponto que age o Recuva ao conseguir fazer o melhor possível para assisti-lo a realizar a recuperação dos seus arquivos. No entanto, dado o referido conceito de deleção, quanto menor for o uso do dispositivo ou mesmo o tempo da perda desses arquivos, maiores serão as suas chances de restaurá-los com o programa.