Rufus Portable 4.5

Avaliação dos usuários: 5 / 5. Número de votos: 7

Deixe a sua avaliação!

A versão portátil do Rufus, uma otimizada ferramenta para você facilmente configurar dispositivos de armazenamento portáteis bootáveis tanto para as finalidades de instalação de sistemas operacionais como também para a execução de programas.

Descrição: Essa é a versão portátil, que não demanda instalação, do Rufus. Ele é um programa que traz uma rápida e prática solução para você facilmente configurar dispositivos de armazenamento portáteis, tais como pen drives, HDs externos e cartões de memória, como dispositivos bootáveis de inicialização.

Configure-o com qualquer SO ou programa

Você pode usá-lo para configurar seus dispositivos USB não apenas para proceder com a instalação de um sistema operacional como o Windows, mas também para rodar programas que demandem suas respectivas execuções no boot de inicialização de modo independente do sistema, como o Hiren’s Boot CD e o Kaspersky Rescue Disk, por exemplo.

Além disso, ele funciona para você configurar demais sistemas operacionais além do Windows, incluindo em sua compatibilidade uma vasta infinidade de outros sistemas operacionais como Linux e suas respectivas distribuições, o que inclui, por exemplo, Ubuntu, Mint, Kali Linux, entre outros.

Muito fácil de usar

Sua facilidade de uso é uma de suas principais características, uma vez que, basicamente, você só precisa indicar o dispositivo de destino em “Dispositivo”, selecionar o arquivo ISO referente ao sistema operacional ou programa a ser configurado na opção “SELECIONAR” e, por fim, clicar na opção “INICIAR”.

Tela de apresentacao Rufus
Esta é a tela principal do Rufus na qual já encontramos todas as suas funcionalidades para tornar nosso dispositivo bootável para diversas situações.

Desse modo, uma vez que você tenha indicado os arquivos corretamente e clicado em “INICIAR”, ele realiza todos os procedimentos de modo automatizado, deixando, ao fim, o seu dispositivo devidamente configurado para você usar em qualquer computador que precisar.

Tela de finalizacao do Rufus
Esta é a tela de finalização do procedimento com o programa. Neste caso, já poderíamos usar nosso pen drive como um instalador o SO.

Configuração para BIOS Legacy de PCs mais antigos

Para o uso de softwares ou para a instalação de sistemas operacionais em computadores com placas-mãe mais antigas com BIOS Legacy, você precisará necessariamente usar “MBR” em “Esquema de partição” e “BIOS (ou UEFI-CSM)” em “Sistema de destino”. Essa é uma configuração universal e funciona para todos os tipos de PCs, tanto para os com BIOS Legacy como também para os com BIOS UEFI com placas-mãe mais recentes.

Opcao mais indicada RUFUS computadores mais antigos com BIOS mais antigas
Essa é uma opção mais indicada quando o computador de destino do dispositivo for um PC mais antigo.

A título de conhecimento, tenha em mente que quando você escolhe o esquema de partição GPT com a opção de sistema de destino UEFI (não CSM), está optando por um layout de partição mais moderno e um sistema de inicialização mais rápido e avançado.

Por outro lado, ao selecionar o esquema de partição MBR com o sistema de destino BIOS (ou UEFI-CSM), você está escolhendo um layout mais convencional e um sistema de inicialização mais tradicional, mais adequado para sistemas mais antigos ou sistemas que não suportam UEFI diretamente.

Configuração Windows To Go

Perceba também que o Rufus permite configurar versões do Windows portáteis que podem ser inicializadas a partir de um dispositivo de armazenamento USB, com capacidade igual ou superior a 32 GB de armazenamento, com a configuração Windows To Go.

Isso permite que você tenha uma versão móvel do Windows no seu bolso, com você podendo rodá-lo em qualquer computador diretamente, o que pode ser útil, por exemplo, para finalidades técnicas, profissionais e até para um ambiente de trabalho temporário, por exemplo.

Para efetuar esse tipo de configuração com o Rufus, após você já ter selecionado seu dispositivo de destino e sua ISO de instalação do Windows, você só precisa ir até a opção “Opções da imagem” e selecionar a opção “Windows To Go”.

  • Observação: Perceba que por padrão, o Rufus não lista HDs externos USB. Com isso, você pode habilitar essa listagem ao acessar a opção “Exibir propriedades avançadas do drive”, selecionando a opção “Listar Discos Rígidos USB”. Você também pode simplesmente usar as teclas de atalho “Alt + F” do programa para habilitar a respectiva listagem.
Rufus captura de tela tutorial 1
Uma configuração Windows To Go pode ser especialmente útil para finalidades técnicas ou mesmo para um ambiente de trabalho temporário.

Após isso, ao você clicar em “INICIAR”, o Rufus realizará a configuração automatizada, permitindo que você tenha sua versão portátil do Windows pronta para ser utilizada em qualquer PC que você precisar. Por fim, para mais detalhes nesse sentido, você também pode conferir nosso tutorial dedicado a esse assunto, se precisar.

Detalhes técnicos

Tamanho: 1,4 MB

Versão: 4.5

Licença: Grátis

Idioma: Português disponível

Desenvolvedor: Pete Batard

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .ZIP

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 22/05/2024

Principais características

  • Conceituado software de sua categoria;
  • Processo fácil e intuitivo de configuração;
  • Compatibilidade com vários sistemas e programas;
  • Configuração compatível com BIOS Legacy;
  • Permite a configuração de Windows To Go;
  • Versão portátil que não demanda instalação.

Nossa avaliação geral

INTERFACE
USABILIDADE
EFETIVIDADE
RECURSOS

Nossa opinião após análise

O Rufus, de fato, traz uma otimizada e muito prática solução para que possamos configurar dispositivos de armazenamento USB não apenas como instaladores de sistemas operacionais, mas também como uma forma de executar programas que demandem suas execuções de forma independente no boot de inicialização de nossos PCs.

O programa é simples, direto, objetivo e realiza com a melhor efetividade a sua função, a fim de que possamos rapidamente usar nossos pen drivers (ou outros dispositivos) de modo garantido em qualquer PC, mesmo os mais antigos para nossas finalidades pretendidas. Ele é fantástico para sua finalidade, sendo um dos melhores de sua categoria.

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques

Detalhes técnicos

Tamanho: 1,4 MB

Versão: 4.5

Licença: Grátis

Idioma: Português disponível

Desenvolvedor: Pete Batard

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .ZIP

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 22/05/2024