CPU-Z 2.10

Avaliação dos usuários: 4.3 / 5. Número de votos: 18

Deixe a sua avaliação!

Uma leve e conceituada aplicação capaz de identificar e de disponibilizar informações precisas em relação ao seu sistema de modo geral, não apenas em relação à CPU, mas também aos demais componentes do seu PC.

Descrição: O CPU-Z é um leve e conceituado programa de diagnóstico de hardware que, além de ser capaz de disponibilizar todas as informações a respeito da sua CPU, também traz muitos detalhes sobre o seu computador.

Ao executá-lo, você tem acesso a uma ampla gama de informações técnicas sobre o hardware do seu computador. Sua guia de apresentação “CPU” traz detalhes sobre o seu processador, como nome, modelo, arquitetura, velocidade do clock e número de núcleos. Além disso, nas demais guias, o programa fornece informações detalhadas sobre sua placa-mãe, placa de vídeo e memórias.

Captura de tela do CPU-Z mostrando sua aba principal "CPU". Nessa aba ele lista as principais informações a respeito do processador.
O CPU-Z trazendo todos os detalhes de um Ryzen 5 3500U.

Informações sobre a CPU e o sistema

As informações que ele disponibiliza abrangem desde fabricante, tipo e tecnologias, até o socket, as voltagens, as velocidades e até mesmo o uso do seu processador em tempo real, conforme você pode visualizar já na sua guia de apresentação.

Além disso, em relação aos demais componentes, ele traz informações igualmente valiosas nas guias consecutivas, informando aspectos como versão do chipset da sua placa-mãe, tamanho e frequência das memórias e até detalhes específicos da sua placa de vídeo, como fabricante, tamanho de memória da GPU, frequências e muito mais.

Imagem com duas capturas de tela do CPU-Z, ele mostra a aba "Mainboard" à esquerda e a aba "Graphics" à direita.
O CPU-Z mostrando informações a respeito da placa-mãe em “Mainboard” e da placa de vídeo em “Graphics”.

Detalhes específicos sobre as memórias

Nas guias “Memory” e “SPD” você encontra detalhes específicos a respeito da memória RAM do seu computador. Em “Memory”, você tem acesso a informações gerais sobre a memória do seu sistema, como o tipo da memória (como DDR4 ou DDR5), o tamanho total disponível, as frequências de operação e outros detalhes técnicos relacionados ao funcionamento geral das memórias.

Já em “SPD” (Serial Presence Detect), você pode obter ainda mais detalhes a respeito dos seus pentes de memória em específico. Ao selecionar um slot de memória, o CPU-Z exibe detalhes sobre o módulo instalado, como a marca, o modelo, a data de fabricação, as frequências suportadas, as voltagens, os tempos de latência e outras especificações técnicas, conforme você pode verificar nas capturas de tela logo abaixo.

Imagem com 2 capturas de tela do CPU-Z lado a lado. À esquerda mostra a aba "Memory" e à direita a aba "SPD". Essa imagem foi criada para melhor adequação da postagem na qual ela é inserida.
A guia “Memory” traz informações abrangentes a respeito de toda a memória RAM disponível no sistema como um todo enquanto a guia “SPD” traz informações específicas a respeito de cada um dos módulos de memória RAM instalados nos slots da placa-mãe do seu computador.

Função de benchmark

O CPU-Z também inclui uma ferramenta de benchmarking em sua guia “Bench”, que possibilita avaliar precisamente o desempenho do seu processador. Esta funcionalidade tem a capacidade de elevar o uso do seu processador ao máximo, fornecendo uma medida precisa de seu poder de desempenho. Além disso, você pode comparar os resultados com outros processadores, como ilustrado na captura de tela abaixo, onde um Ryzen 5 3500U da AMD é comparado com um Intel i7-4790K.

Captura de tela do CPU-Z mostrando sua aba "Bench" na qual ele lista suas opções para benchmark e desempenho. Nesta captura ele traz uma referência de benchmark em relação ao processador atual.
Perceba que nos testes também podemos usar outro processador de referência para medir o nosso. No caso desta captura de tela, testamos um Ryzen 5 3500U da AMD contra com Intel i7-4790K.

Guia About

Por fim, sua guia “About” fornece informações detalhadas sobre o programa, bem como sobre o sistema operacional Windows e o DirectX em uso. Essa seção também oferece funções adicionais, como a exportação de relatórios nos formatos TXT e HTML, a verificação dos clocks da placa de vídeo e da CPU, e a validação das informações do sistema no site do desenvolvedor.

Captura de tela do CPU-Z mostrando sua aba "About" na qual ele lista algumas informações a respeito do programa bem como algumas opções extras, como de log, de relatórios, entre outras.
Todas essas ferramentas extras da guia “About” do CPU-Z também são encontradas na opção “Tools” no canto inferior de sua interface.

Detalhes técnicos

Tamanho: 3,4 e 3,5 MB

Versão: 2.10

Licença: Grátis

Idioma: Inglês

Desenvolvedor: CPUID

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE/.ZIP

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 09/07/2024

Principais características

  • Programa leve e conceituado de diagnóstico de hardware;
  • Informações detalhadas sobre CPU, placa-mãe e placa de vídeo;
  • Detalhes específicos sobre a memória RAM e módulos individuais;
  • Ferramenta de benchmark para avaliar desempenho do processador;
  • Exportação de relatórios em formatos TXT e HTML;
  • Ferramentas adicionais para verificação de clocks e validação online.

Nossa avaliação geral

INTERFACE
USABILIDADE
EFETIVIDADE
RECURSOS

Nossa opinião após análise

O CPU-Z é de fato uma ferramenta incrível para obtermos informações detalhadas sobre os componentes de nossos computadores. O programa combina leveza e objetividade, garantindo acesso preciso às informações em tempo real.

Além disso, se já não fosse suficiente, ele conta também com uma ferramenta de benchmarking chamada "Bench" que nos permite testar com precisão a integridade de nossos processadores em conjunto com o sistema de modo geral.

Sua interface intuitiva e a riqueza de detalhes disponibilizados fazem do CPU-Z uma escolha acertada se você busca obter informações, monitorar e até otimizar o desempenho de seu computador, sendo ele, por todas as suas excelentes características, um dos mais conceituados de sua categoria há muitos anos.

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques

Detalhes técnicos

Tamanho: 3,4 e 3,5 MB

Versão: 2.10

Licença: Grátis

Idioma: Inglês

Desenvolvedor: CPUID

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE/.ZIP

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 09/07/2024