Página inicialBackupHDClone X Free X.5

HDClone X Free X.5

Avaliação dos usuários: 5 / 5. Número de votos: 7

Deixe a sua avaliação!

Uma poderosa aplicação que traz intuitivos assistentes para você não só clonar o conteúdo de seus dispositivos de armazenamento para outros, mas também criar backups e muito mais.

Descrição: O HDClone é um programa que permite facilmente clonar o conteúdo de seus dispositivos armazenamentos para outros dispositivos, tanto em situações de backup como também em situações de substituição de dispositivo de armazenamento, como numa troca de sistema de um HD para um SSD, por exemplo.

Intuitivos assistentes para cada finalidade

Para cada uma de suas finalidades, ele traz um intuitivo assistente que o guia no passo a passo dos procedimentos, seja para clonar o conteúdo do seu armazenamento principal para outro dispositivo ou mesmo para criar backups que podem ser criados no seu próprio armazenamento, se houver espaço suficiente.

HDClone X.5 captura de tela 1

Ao acessar sua opção “Disco”, dentro da seção “Clonar”, você tem acesso à sua funcionalidade principal para facilmente proceder com a clonagem do seu armazenamento. Para isso, você só precisa basicamente selecionar sua unidade atual em “Origem“, a de destino em “Destino” e selecionar então a opção “Iniciar” para dar início ao procedimento de clonagem, exatamente conforme você pode ver abaixo.

Simulando clonagem HDClone

Já com a opção “FullImage”, você pode criar o backup a partir de uma imagem completa do disco selecionado em um formato próprio do programa de extensão .hc. Esse arquivo de backup permite selecionar tanto o armazenamento como um todo do seu dispositivo, incluindo todos os seus dados, como também apenas partições específicas, conforme forem suas necessidades. Perceba, entretanto, que a opção não permite selecionar a unidade principal do seu sistema para a criação de um backup.

HDClone X.5 captura de tela 7
Note que ao criar uma imagem com a opção “FullImage”, você igualmente poderia reinseri-la em outro dispositivo a partir da opção “Restaurar” disponível na interface principal e também no menu “Imagens”.

Além disso, as opções “Seguro” e “Restaurar”, disponíveis na seção “Bakcup” do HDClone tornam possível respectivamente criar uma imagem de backup de um dispositivo de armazenamento para ser posteriormente gravada em outro.

HDClone opcoes seguro e restaurar lado a lado
A partir dessas telas de opções, você pode respectivamente criar um backup e reinseri-lo posteriormente em algum outro dispositivo de armazenamento. Perceba que a opção “Seguro” faz o mesmo que a opção “FullImage”. Você pode clicar na imagem para ampliar.

Ao criar uma imagem de um sistema, por exemplo, você pode usá-la para sua respectiva restauração em um momento posterior, o que pode ser ideal, por exemplo, em caso de adversidades ou mesmo para você configurar múltiplos computadores com a mesma configuração idêntica.

Opções disponíveis inclusive para situações extremas

Outro grande destaque do programa é o de funcionar também de modo independente do sistema operacional, caso em você pode configurar sua execução no boot de inicialização de computadores que estejam, por exemplo, com sérios problemas de estabilidade. Para tanto, você só precisa acessar a opção “Configuração de inicialização”, em destaque na captura de tela abaixo.

HDClone X.5 captura de tela 5

Após você acessar essa opção, ele traz um assistente de configuração, conforme a captura de tela abaixo, que lhe permite configurar um pen drive ou mesmo um CD ou DVD como inicializador do programa.

HDClone X.5 captura de tela 6

Desse modo, você também pode facilmente recuperar dados mesmo em computadores que não estejam inicializando corretamente, usando plenamente todas as ferramentas e funcionalidades disponíveis no programa.

Ferramentas extras

Por último, o HDClone possui algumas ferramentas adicionais que permitem testar a velocidade dos seus dispositivos através da função “Speed Test”, visualizar detalhes técnicos hexadecimais dos setores dos seus discos através da opção “DiskView” e acessar seus dados por meio de um explorador de arquivos próprio do programa, chamado “Spot”, que está disponível para situações de boot e inicialização.

HDClone X.5 captura de tela 3

Detalhes técnicos

Tamanho: 101 MB

Versão: X.5

Licença: Grátis

Idioma: Português disponível

Desenvolvedor: Miray Software

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 17/04/2024

Principais características

  • Permite a fácil clonagem de conteúdo entre dispositivos;
  • Assistente intuitivo para cada funcionalidade;
  • Opção "FullImage" para backups em formato de imagem de disco;
  • Módulo de backup para cópias completas e específicas;
  • Pode funcionar independente do sistema operacional para recuperações de emergência;
  • Explorador de arquivos integrado para situações de boot críticas.

Nossa avaliação geral

INTERFACE
USABILIDADE
EFETIVIDADE
RECURSOS

Nossa opinião após análise

O HDClone é de fato uma solução perfeita não só para a clonagem, mas também para o backup de nossos dados sempre que precisarmos. Ao permitir o procedimento de clonagem a partir da opção "Disco", podemos facilmente clonar nossos armazenamentos com segurança efetividade, o que pode ser de especial utilidade em situações como de upgrade um HD comum para um SSD ou mesmo numa situação de simples troca de um dispositivo por outro.

Cada uma de suas funções traz assistentes de usabilidade, intuitivos e muito fáceis de usar, como é o caso também para as opções "FullImage", "Seguro" e "Restaurar" que nos permitem fazer backups que poderão ser posteriormente reinseridos em outros dispositivos. Perceba apenas que as opções "FullImage" e "Seguro", que na verdade são repetidas, não permitem selecionar a unidade principal do sistema, mas apenas outras conectadas, o que ainda pode ser muito útil para finalidades variadas, como para criar diversas unidades de sistema a partir de uma só.

Para encerrar, a capacidade do HDClone de operar de maneira independente do sistema operacional é uma vantagem inestimável, especialmente em emergências. Isso significa que mesmo em condições onde o sistema não inicializa, o HDClone pode ser uma ferramenta efetiva também para recuperarmos dados valiosos se preciso.

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques

Detalhes técnicos

Tamanho: 101 MB

Versão: X.5

Licença: Grátis

Idioma: Português disponível

Desenvolvedor: Miray Software

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 17/04/2024