Descrição: O DxWnd é uma ferramenta que lhe permite facilmente rodar aplicações e jogos antigos em versões do Windows mais recentes, tanto em janelas redimensionáveis como também em tela cheia, conforme suas preferências.
Desenvolvido com o propósito de melhorar a compatibilidade de jogos clássicos, o DxWnd é especialmente útil para solucionar problemas de exibição e funcionamento para você rodar quaisquer aplicações em versões mais recentes do Windows.
Além de permitir a execução das aplicações em modo janela ou tela cheia, ele também lhe permite ajustar uma série de parâmetros técnicos, como a resolução, sincronização, modo de renderização e até permite emular características de hardware mais antigo, garantindo sua melhor experiência de modo garantido com jogos e aplicações variadas.
Possibilidades amplas de configuração
Apesar de já trazer uma configuração global, o DxWnd traz várias opções para personalização. Ao adicionar um jogo ou aplicativo à sua interface, você pode configurar aspectos como a resolução da janela, configurar a exibição da taxa de quadros, ajustar a compatibilidade com DirectX, entre outros, aspectos, conforme você pode ver na demonstração abaixo.
Além disso, perceba o especial destaque para o menu DirectX que, além de lhe permitir escolher a versão do DirectX a ser atribuída à execução da sua aplicação, você também pode adicionar filtros gráficos em “Filter” e até pode ativar forçadamente a sincronização vertical com aplicação (o VSync), além de outras possibilidades.
Compatibilidade aprimorada para jogos antigos
Um dos principais destaques do DxWnd é sua capacidade de melhorar a compatibilidade de jogos antigos em sistemas operacionais modernos. Muitos jogos clássicos foram projetados para rodar em versões mais antigas do Windows, utilizando APIs e padrões gráficos que não são mais suportados nas versões mais recentes do sistema da Microsoft.
Com isso, a execução direta de alguns jogos pode resultar em problemas como falhas gráficas, travamentos, ou até mesmo a impossibilidade de iniciar o jogo. O DxWnd, portanto, resolve esses problemas ao emular todo o ambiente necessário para que esses títulos funcionarem corretamente.
Essa compatibilidade garante que mesmo jogos que antes eram considerados “perdidos” para o tempo possam ser jogados novamente com a mesma qualidade, ou até mesmo melhorada, em comparação com quando foram lançados.
Demonstração de uso do programa
A título de sua melhor compreensão em relação ao uso do programa, rodamos, a título de demonstração, o jogo Diablo 1 de 1996 com o DxWnd. Perceba que a execução padrão do jogo se dá sempre em tela cheia por razões de sua programação, não trazendo possibilidade nativa para sua execução em modo janela.
Desse modo, com o programa à nossa disposição, conseguimos facilmente determinar sua execução no modo janela a partir de sua configuração padrão, conforme você pode ver no vídeo de demonstração abaixo.