Página inicialArquivos e discosMiniTool Partition Wizard 12.8

MiniTool Partition Wizard 12.8

Avaliação dos usuários: 4.5 / 5. Número de votos: 8

Deixe a sua avaliação!

Uma aplicação abrangente que traz uma série de funções otimizadas para você melhor administrar seus dispositivos de armazenamento.

Descrição: O MiniTool Partition Wizard é uma ferramenta abrangente projetada para o gerenciamento eficaz de dispositivos de armazenamento. Com ele, você pode não só criar novas partições, mas também executar uma variedade de operações como formatação, redimensionamento, conversão e testes de integridade, conferindo amplo controle sobre suas unudades.

Ele traz todas essas possibilidades através de uma interface bastante amigável e objetiva por meio da qual você pode também obter detalhadas informações em relação aos seus mais diversos dispositivos de armazenamento.

Administração dos seus dispositivos de armazenamento

Uma vez aberto, o programa lista todos os seus dispositivos, oferecendo poderes amplos para você melhor gerir suas unidades. Ao clicar sobre um de seus dispositivos com o botão direito do seu mouse, você tem amplas possibilidades com opções para não só excluir todas as partições, mas também reconstruir o sistema de arquivos dos seus dispositivos.

Minitool captura de tela demo 1
Estas são as opções disponíveis quando você clica com o botão direito do seu mouse sobre um dispositivo de armazenamento listado. Você pode clicar na imagem para ampliar.

Além disso, ao você clicar com o botão direito sobre uma de suas letras de unidade, você tem muitas outras possibilidades que incluem, por exemplo, a formatação, a mesclagem, o redimensionamento, a divisão de partições, a troca da letra da unidade e até opções para limpeza de dados (de modo que não sejam recuperáveis) e para a verificação do sistema de arquivos.

Minitool captura de tela demo 2
Ao clicar sobre uma letra de unidade, você tem a respectiva ampla listagem de possibilidades. Você pode clicar na imagem para ampliar.

Migração do sistema operacional

Além disso, se por qualquer razão você precisar trocar de unidade, saiba que ele conta com uma função específica para você também clonar seus dados, incluídos os do sistema operacional, não só para outras partições, mas também para outros dispositivos de armazenamento, como em um upgrade de um HD para um SSD, por exemplo.

Para esse caso específico, o Partition Wizard oferece uma ferramenta chamada “Assistente de Migração de SO para SSD”. Ela permite realizar a migração de maneira segura e prática, através de um assistente de procedimento guiado e intuitivo, conforme você pode ver abaixo.

MiniTool Partition Wizard captura de tela 2
Esta é a tela inicial do assistente de migração do sistema operacional que migra não só os dados do SO em si, mas também seus dados pessoais para um novo SSD, o que é perfeito no caso de um upgrade ou troca de dispositivo. Você pode clicar na imagem para ampliar.

Conversão do sistema de arquivos

Outra ferramenta de destaque é a que permite alterar o sistema de arquivos de NTFS para FAT sem que seja necessário realizar a formatação dos dispositivos. Essa função, aliás, pode ser encontrada ao se clicar com o botão direito sobre uma unidade de armazenamento na interface do programa, quando será exibida a opção “Converter NTFS para FAT”.

MiniTool Partition Wizard captura de tela 8
A função de conversão de NTFS para FAT efetivamente converte o sistema de arquivos do seu dispositivo sem a necessidade de uma formatação, mas pode levar algum tempo a depender do volume de dados contidos no seu dispositivo. Você pode clicar na imagem para ampliar.

Backups e testes de estabilidade

Backups também podem ser facilmente realizados em relação a todo e qualquer conteúdo contido nas partições por meio da opção “Cópia de disco”. Essa opção torna possível fazer a cópia das suas partições de armazenamento tanto para serem gravadas em discos como também para serem armazenadas em outras unidades como cópias de segurança.

MiniTool Partition Wizard captura de tela 5
Note que essa função clona com exatidão todo o seu armazenamento para outro que você selecionar, funcionando como uma ferramenta de clonagem que também pode ser usada no caso de um upgrade de dispositivo de armazenamento. Você pode clicar na imagem para ampliar.

Por fim, ele ainda conta com uma opção de essencial importância, a “Teste de superfície”. Através dela, você pode realizar testes de estabilidade para aferir o status dos seus dispositivos. Nesse caso, ele realiza uma extensiva verificação de todos os setores das unidades a fim de verificar a respectiva integridade dos seus dispositivos de armazenamento.

MiniTool Partition Wizard captura de tela 4
Essa função realiza testes aprofundados em cada setor do armazenamento a fim de verificar a respectiva integridade, o que, entretanto, pode levar algum tempo a depender do tamanho do seu disco. Você pode clicar na imagem para ampliar.

Detalhes técnicos

Tamanho: 27,5 MB

Versão: 12.8

Licença: Grátis

Idioma: Português disponível

Desenvolvedor: MiniTool Solution

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 15/08/2023

Principais características

  • Gestor multifunção para dispositivos de armazenamento;
  • Criação, formatação e redimensionamento de partições;
  • Interface amigável e objetiva;
  • Função de migração de SO disponível;
  • Conversão de NTFS para FAT sem formatação;
  • Funções de backup e de testes de estabilidade.

Nossa avaliação geral

INTERFACE
USABILIDADE
EFETIVIDADE
RECURSOS

Nossa opinião após análise

Com todos os méritos, podemos dizer que o MiniTool Partition Wizard é um dos programas mais completos para se gerenciarmos nossos dispositivos de armazenamento. Ele não só traz opções básicas para formatarmos e gerenciarmos partições, mas também bastante específicas e muito usuais como funções para recriarmos o sistema de arquivos, realizarmos conversões nesse sentido e até aferirmos a integridade de nossos dispositivos, por exemplo.

Além disso. sua funcionalidade de migração do sistema também pode ser muito útil, pois pode facilitar a atualização de nossos dispositivos sem comprometer os dados essenciais, como em uma troca de um HD para um SSD, por exemplo. Por fim, sua interface intuitiva e sua ampla gama de ferramentas fazem dele uma escolha certeira para limparmos, gerenciarmos e otimizarmos o desempenho e a segurança de nossos sistemas de armazenamento.

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques

Detalhes técnicos

Tamanho: 27,5 MB

Versão: 12.8

Licença: Grátis

Idioma: Português disponível

Desenvolvedor: MiniTool Solution

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 15/08/2023