WSA para Windows 10

Avaliação dos usuários: 5 / 5. Número de votos: 3

Deixe a sua avaliação!

Uma versão não oficial da Microsoft do Subsistema do Windows para Android que te permite instalar e rodar aplicativos do sistema portátil do Google diretamente no seu Windows 10.

Descrição: Essa é uma versão adaptada e não oficial da Microsoft do Subsistema do Windows para Android (WSA), desenvolvida por terceiro para o Windows 10.

O Subsistema do Windows para Android (WSA) é uma tecnologia baseada em virtualização desenvolvida para o Windows 11 que permite que o seu computador rode nativamente aplicativos para Android disponíveis na Amazon Appstore, com você podendo instalá-los tanto por meio da loja como também a partir de arquivos APK baixados da internet.

Com sua instalação, seu sistema operacional Windows 10 ficará habilitado e perfeitamente compatível para você instalar e rodar aplicações diretamente, sem a necessidade de emuladores ou aplicações adicionais.

Além disso, ele vem com o aplicativo padrão da Amazon Appstore no qual você pode logar sua conta Amazon para ter acesso a uma vasta variedade de aplicações para você instalar e livremente usar no seu computador.

Captura de tela exemplo mostrando como as aplicações para Android se integram nativamente ao menu iniciar do Windows 10.
Com o WSA, todas as aplicações para Android rodam no sistema como se fossem nativas do próprio Windows, com você podendo acessá-las diretamente a partir do menu Iniciar. Você pode clicar na imagem para ampliar.

Requisitos mínimos

Os requisitos para tanto são um sistema operacional Windows 10 de 64 bits, na versão 22H2 10.0.19045.2311 ou superior, um mínimo de 8 GB de RAM, sendo o recomendado 16 GB, um dispositivo de armazenamento SSD, um processador Intel Core i3 de 8º geração ou superior ou AMD Ryzen 3000 ou superior.

Além disso, a instalação demanda o recurso de virtualização do seu processador ativada. Por padrão, a maior parte dos computadores atuais vem com esse recurso ativado de fábrica, porém, se não for o seu caso, você precisará adentrar na BIOS do seu PC para ativar a virtualização; para isso, você também também pode se guiar por este guia ilustrado para efetivamente ligar o recurso no seu PC.

Instalação do pacote

Feito o download, você precisará extrair o arquivo do formato 7z com um programa de descompactação atualizado. Note que, embora durante o processo o WSA para Windows 10 seja efetivamente instalado no registro do seu sistema, você precisará manter essa pasta extraída no armazenamento do seu computador em um local seguro para sempre poder rodar o WSA no seu Windows 10.

Uma vez extraídos os respectivos dados, você deve acessar a pasta e rodar o arquivo “Run.bat” para dar início ao processo de instalação que será rapidamente concluído por intermédio da tela do seu Microsoft Powershell, conforme você pode ver na captura de tela abaixo. Após a conclusão do procedimento, seu Windows 10 poderá ser reiniciado.

Captura de tela que mostra o WSA sendo instalado no Windows 10 por meio do PowerShell.

Após o procedimento, você já terá o Subsistema do Windows para Android disponível no seu Windows 10, podendo localizá-lo no seu menu Iniciar, por exemplo. Ao abri-lo, você verá inicialmente a seguinte tela.

Tela inicial do WSA para Windows 10.
Esta é a tela de apresentação do WSA que traz algumas opções e atalhos para setores importantes do sistema.

Instalação de APKs externas

Note também que você poderá instalar aplicações externamente no seu Windows a partir de arquivos de extensão APK que você tenha baixado no seu PC. Para isso, inicialmente, você precisará também deixar o modo de desenvolvedor ativado dentro do menu de “Configurações avançadas”, exatamente conforme a captura de tela abaixo demonstra.

Configurações avançadas do WSA no Windows 10.

Além disso, no mesmo menu de “Configurações Avançadas”, você precisará acessar “Recursos experimentais” e deixar ativada a opção “Compartilhar pastas de usuário”. Com isso, você poderá livremente navegar, através do Subsistema, pelas pastas do seu Windows para, por exemplo, rodar instaladores de aplicação de extensão APK para instalá-las em seu PC.

Menu de configurações avançadas do WSA para Windows 10 destacando a opção de compartilhar pastas de usuário.

Com isso, você poderá voltar a tela de opções inicias em “Sistema” e rodar a opção “Arquivos” para entrar no explorador de arquivos do seu Subsistema. Desse modo, você pode navegar até a pasta na qual você tenha baixadas suas aplicações APK (conforme a demonstração logo a baixo) para rodar e instalar diretamente em seu WSA.

Explorador de arquivos do WSA para Windows 10.
Nesta demonstração, usando a opção “Arquivos” do nosso WSA para Windows 10, navegamos até a pasta de Downloads do nosso Windows onde pudemos rodar o instalador do “Facebook Lite”.

Por fim, note que você também pode configurá-lo amplamente ao acessar seu menu de “Configurações Avançadas”, onde você pode, por exemplo, ampliar ou limitar o desempenho com a atribuição de recursos de hardware ao subsistema nas opções “Memória e desempenho” e “Preferências de gráficos” conforme você pode ver na captura de tela a seguir.

Menu de configurações avançadas do WSA no Windows 10.
No seu menu de “Configurações avançadas”, você também pode expandir e até limitar a sua experiência com o WSA no seu computador conforme as opções disponíveis. Você pode clicar na imagem para ampliar.

Detalhes técnicos

Tamanho: 677 MB

Versão: 2310.40000.2.0

Licença: Grátis

Idioma: Português

Desenvolvedor: MustardChef

Plataformas: Windows 10

Tipo do arquivo: .7z

Atualizado em: 11/02/2024

⠀Nossa avaliação geral

INTERFACE
USABILIDADE
EFETIVIDADE
RECURSOS

Nossa opinião após análise

Embora seja uma versão adaptada do Windows 11 para o Windows 10, o Subsistema do Windows para Android funciona muito bem também no Windows 10, de modo que possamos livremente usar aplicações do Android como se fossem feitas para Windows. Além disso, ele não deixa nada a desejar, embora na usabilidade seja possível ver algum pequeno bug ou outro. A versão é fantástica e expande muito bem a incrível funcionalidade do subsistema também para o conceituado Windows 10.

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques

Detalhes técnicos

Tamanho: 677 MB

Versão: 2310.40000.2.0

Licença: Grátis

Idioma: Português

Desenvolvedor: MustardChef

Plataformas: Windows 10

Tipo do arquivo: .7z

Atualizado em: 11/02/2024

Embora seja uma versão adaptada do Windows 11 para o Windows 10, o Subsistema do Windows para Android funciona muito bem também no Windows 10, de modo que possamos livremente usar aplicações do Android como se fossem feitas para Windows. Além disso, ele não deixa nada a desejar, embora na usabilidade seja possível ver algum pequeno bug ou outro. A versão é fantástica e expande muito bem a incrível funcionalidade do subsistema também para o conceituado Windows 10.WSA para Windows 10