Descrição: Essa é a versão portátil, que não necessita de instalação, do LibreOffice, a premiada suíte de programas para escritório de código aberto e totalmente gratuita que traz em seu conjunto os seguintes softwares para você usar: o processador de textos, Writer, a planilha de cálculos, Calc, o editor de apresentações, Impress, a aplicação de desenho e fluxogramas, Draw, o banco de dados, Base, e o editor de equações, Math.
Com ele, seus documentos parecerão profissionais e limpos, independentemente de sua finalidade: uma carta, uma tese de mestrado, um folheto, relatórios financeiros, apresentações de marketing, desenhos técnicos e diagramas. O LibreOffice faz seu trabalho parecer ótimo enquanto você se concentra no conteúdo, graças ao seu poderoso sistema de estilos e ferramentas de estruturação.
A suíte de escritório totalmente gratuita
Ele traz, de modo geral, todas as possibilidades do pacote Microsoft Office, inclusive traz a compatibilidade para que você possa abrir, visualizar e editar todos os arquivos e documentos advindos do pacote de escritórios da Microsoft.
Além disso, o LibreOffice possui seus próprios formatos, como o ODT (do Writer), ODS (do Calc), ODF (do Draw, do Impress e do Math) e ODBC e JDBC (do Base), sem falar da sua compatibilidade para exportar quaisquer documentos para o PDF.
Ele também tem seus grandes diferenciais de ser totalmente gratuito e de consumir poucos recursos do computador, o que o torna ideal para rodar em praticamente todo e qualquer computador.
The Document Foundation
Outro aspecto interessante do LibreOffice é o de ser desenvolvido por uma fundação sem finalidades lucrativas, a The Doucument Foundation.
Essa fundação vem ajudando, com sua suíte gratuita de softwares, organizações e indivíduos de modo geral desde 1985 por meio, inclusive, de uma comunidade de usuários que vem otimizando e aprimorando cada vez mais o conteúdo e a usabilidade das ferramentas do programa a cada versão.
O LibreOffice é um sucessor do OpenOffice.org (comumente conhecido como OpenOffice), que por sua vez foi baseado no StarOffice. Muitos anos de desenvolvimento foram investidos no software, e ele foi usado em suas várias encarnações por milhões de pessoas. Hoje, o LibreOffice é de longe a continuação mais ativa da base de código do OpenOffice.org, com lançamentos a cada seis meses e centenas de colaboradores.