VirtualBox 7.0.18

Avaliação dos usuários: 4.6 / 5. Número de votos: 10

Deixe a sua avaliação!

Uma poderosa aplicação que permite simular máquinas virtuais em seu computador, a fim de tornar possível a instalação e a execução de múltiplos outros sistemas operacionais ou programas independentes na tela do seu Windows como programas simples em janela.

Descrição: O VirtualBox é um programa de virtualização para o seu computador que possibilita a criação e a simulação de uma ou mais máquinas virtuais em seu sistema. Com isso, você pode facilmente executar outros sistemas operacionais ou programas independentes de SO, como se fossem programas comuns, dentro de janelas separadas no seu Windows.

Com isso, você pode facilmente utilizar diferentes sistemas sem a necessidade de instalações complexas ou interferência no sistema principal. Sua compatibilidade nesse sentido abrange uma vasta gama de softwares e de sistemas operacionais que podem ser não apenas Windows, mas também macOS, Solaris, Linux em qualquer de suas variações, incluindo Kali Linux, Linux Mint, Ubuntu, entre outros.

VirtualBox sistemas operacionais disponiveis
A compatibilidade do VirtualBox é bastante abrangente. A título de exemplo, para versões do Windows, ele inclui compatibilidade com a versão Windows 3.1 até a versão do Windows 11, por exemplo.

Exemplo prático de uso do VirtualBox

Seu processo de configuração é guiado e automatizado pelo assistente do programa. De todo modo, a seguir, vamos proceder, neste exemplo prático, com a efetiva criação de um ambiente virtual para a instalação de um Windows 7 com o fim específico de lhe fornecer uma visão abrangente a respeito da usabilidade efetiva do VirtualBox.

Instalando nossa máquina virtual

Ao iniciá-lo, logo após sua instalação, por padrão, podemos ver sua tela de boas-vindas sem nenhuma máquina virtual criada ainda. Para a criação do nosso ambiente virtual inicial, vamos selecionar a opção “Novo”, conforme você pode ver abaixo.

VirtualBox captura de tela demo 1

Com isso a seguinte tela do assistente nos será exibida a partir da qual já podemos definir as configurações inicias da nossa máquina virtual. Nela, vamos nomear nossa máquina em “Nome”, selecionar onde ela deve ser armazenada em “Pasta” e selecionar a ISO do nosso sistema Windows 7 em “Imagem ISO” para a posterior configuração. Com tudo selecionado, clicamos em “Próximo” para dar seguimento à próxima etapa.

VirtualBox captura de tela demo 2
Perceba que nesta etapa, o VirtualBox nos traz opções automatizadas. Conforme for o sistema ou programa que você pretenda usar, ele traz excelentes funções automatizadas de detecção nesse sentido.

Na próxima etapa somos levados à sua tela de “Instalação Dessasistida”, disponível para a instalação de ambientes Windows. Perceba que essa etapa poderia ser pulada se anteriormente tivéssemos selecionado a caixa “Pular Instalação Dessassistida”.

Nessa etapa, conforme exposto abaixo, podemos adiantar algumas configurações essenciais, como de nome de usuário, senha, chave de ativação do produto, entre outras disponíveis. Após determiná-las, damos seguimento clicando em “Próximo”.

VirtualBox captura de tela demo 3
Nesta etapa de “Instalação Dessasistida”, disponível para versões de ambientes Windows, você tem a possibilidade de adiantar algumas configurações, a fim de poupar tempo na instalação.

As próxima duas etapa são as mais importantes na criação de nosso ambiente virtual, pois é onde determinamos a atribuição de recursos de hardware para que ele possa rodar com qualidade e estabilidade. Na primeira delas atribuímos a quantidade de memória RAM e de processadores, conforme a disponibilidade em nosso PC, e clicamos em “Próximo”.

VirtualBox captura de tela demo 5

Na etapa subsequente, definimos a quantidade de armazenamento que ficará disponível para a virtualização do nosso sistema, podemos determinar conforme nossas preferências, respeitado, entretanto, os requisitos mínimos do sistema para que não tenhamos problemas durante sua posterior execução. Com isso, clicamos novamente em “Próximo”.

VirtualBox captura de tela demo 6

Na próxima etapa, podemos revisar nossa configuração para já finalizarmos a criação de nossa máquina virtual. Uma vez que tudo esteja nos conformes, só precisamos clicar em “Finalizar” para concluir o procedimento.

VirtualBox captura de tela demo 7
Ao você clicar em “Finalizar” nesta etapa, a máquina virtual será efetivamente criada, sendo ela executada por padrão logo em seguida.

Efetivo uso do ambiente

Com tudo definido, vamos ter à nossa disposição a nossa máquina virtual criada e disponível na interface inicial do VirtualBox, exatamente conforme você pode ver a seguir. Perceba, inclusive, que você pode criar várias delas em concomitância se precisar.

VirtualBox captura de tela demo 8

Ao iniciarmos nossa máquina virtual, conforme nossas definições anteriormente estabelecidas, teremos uma tela de arranque similar à de um computador comum sem sistema operacional instalado. Desse modo, teremos a tela de boot inicial do procedimento de instalação padrão do Windows 7, exatamente conforme você pode ver a seguir.

VirtualBox captura de tela demo 9

Com isso, após a finalização do procedimento de instalação do Windows 7, neste caso do exemplo prático, temos à nossa disposição o sistema disponível em plenitude para usarmos em conjunto com o nosso principal.

VirtualBox captura de tela demo 10
Este é apenas um exemplo prático demonstrativo. Perceba que você tem diversas posssibilidades nesse sentido, podendo inclusive rodar versões clássicas do Windows com o fim de nostalgia, ou mesmo distribuições Linux para trabalho, por exemplo.

Painel de configurações com definições adicionais

Além disso, perceba ainda que você pode amplamente manipular sua máquina virtual criada, ao acessar seu painel de configurações disponível na opção “Configurações”, que lhe é disponibilizada ao você clicar com o botão direito do seu mouse sobre seu ambiente criado, conforme você pode ver a seguir.

VirtualBox captura de tela demo 11

Nesse painel, você pode reeditar uma série de aspectos, desde o nome dado ao seu ambiente até os recursos de processador e memória RAM destinados. Note ainda que você igualmente pode determinar opções de armazenamento, configurar pastas compartilhadas, entre outras definições, conforme você pode ver a seguir.

VirtualBox captura de tela demo 12

Por fim, perceba o especial destaque para as opções disponíveis em “Monitor”, onde você pode determinar configurações de vídeo, não disponibilizadas no assistente de criação inicial, como de resolução, aceleração 3D e memória de vídeo disponível para sua melhor experiência com seu ambiente virtual.

VirtualBox captura de tela demo 13

Detalhes técnicos

Tamanho: 105 MB

Versão: 7.0.18

Licença: Grátis

Idioma: Português disponível

Desenvolvedor: Oracle Corporation

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 02/05/2024

Principais características

  • Sistema de virtualização eficiente;
  • Suporte a múltiplos sistemas operacionais e programas;
  • Assistente de configuração intuitivo;
  • Criação e gerenciamento de múltiplas máquinas virtuais;
  • Recursos de memória e armazenamento ajustáveis;
  • Execução de sistemas operacionais em janelas separadas.

Nossa avaliação geral

INTERFACE
USABILIDADE
EFETIVIDADE
RECURSOS

Nossa opinião após análise

O VirtualBox é uma ferramenta incrível que nos permite efetivamente rodar múltiplos sistemas operacionais em nosso ambiente Windows com facilidade para diversos propósitos. Sua interface intuitiva e os assistentes específicos de configuração tornam o processo de criação e gerenciamento de máquinas virtuais extremamente facilitado. Com ele, basicamente, só precisamos definir a quantidade de recursos destinados aos sistemas operacionais (ou programas) para garantirmos uma execução estável em paralelo com nosso sistema principal..

Além disso, o VirtualBox oferece um amplo leque de compatibilidade, suportando não apenas versões do Windows, mas também macOS, Linux, em suas diversas variações, Solaris, BSD, entre outros. Isso nos dá uma maior liberdade para explorarmos diferentes ambientes de software sem a necessidade de instalações complexas ou alterações no sistema principal. Seja para testarmos aplicativos, experimentarmos novos sistemas ou para simularmos cenários específicos, o VirtualBox é uma solução realmente incrível, robusta e muito confiável.

Posto isso, com ele, podemos expandir nossos horizontes tecnológicos e operar com eficiência múltiplos sistemas ou programas independentes em uma única máquina, o que pode ser uma grande vantagem em termos de economia de tempo e recursos, sendo ele um programa de virtualização no mínimo fantástico para ser modesto.

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques

Detalhes técnicos

Tamanho: 105 MB

Versão: 7.0.18

Licença: Grátis

Idioma: Português disponível

Desenvolvedor: Oracle Corporation

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 02/05/2024

<p>O VirtualBox é uma ferramenta incrível que nos permite efetivamente rodar múltiplos sistemas operacionais em nosso ambiente Windows com facilidade para diversos propósitos. Sua interface intuitiva e os assistentes específicos de configuração tornam o processo de criação e gerenciamento de máquinas virtuais extremamente facilitado. Com ele, basicamente, só precisamos definir a quantidade de recursos destinados aos sistemas operacionais (ou programas) para garantirmos uma execução estável em paralelo com nosso sistema principal..</p> <p>Além disso, o VirtualBox oferece um amplo leque de compatibilidade, suportando não apenas versões do Windows, mas também macOS, Linux, em suas diversas variações, Solaris, BSD, entre outros. Isso nos dá uma maior liberdade para explorarmos diferentes ambientes de software sem a necessidade de instalações complexas ou alterações no sistema principal. Seja para testarmos aplicativos, experimentarmos novos sistemas ou para simularmos cenários específicos, o VirtualBox é uma solução realmente incrível, robusta e muito confiável.</p> <p>Posto isso, com ele, podemos expandir nossos horizontes tecnológicos e operar com eficiência múltiplos sistemas ou programas independentes em uma única máquina, o que pode ser uma grande vantagem em termos de economia de tempo e recursos, sendo ele um programa de virtualização no mínimo fantástico para ser modesto.</p> VirtualBox 7.0.18