Descrição: O VirtualBox é um programa que utiliza tecnologia de virtualização para o seu computador, possibilitando a criação e simulação de uma ou mais máquinas virtuais no seu PC, o que permite a execução de outros sistemas operacionais ou programas independentes do sistema principal, como se fossem aplicativos comuns, dentro de janelas separadas no seu Windows. Essa abordagem facilita a utilização de diferentes ambientes de software sem a necessidade de instalações complexas ou interferência no sistema principal.
Sua compatibilidade nesse sentido abrange uma vasta gama de softwares e de sistemas operacionais que podem ser não apenas Windows, mas também macOS, Solaris, Chrome OS, Linux em qualquer de suas variações, como Kali Linux, Linux Mint, Ubuntu, entre outros.
Fácil configuração e instalação
Além disso, seu processo de configuração é todo guiado e automatizado pelo assistente do programa e você também pode se guiar pelas 17 capturas de tela do programa que fizemos, logo a cima, na configuração de uma máquina virtual para instalar um Windows XP, a título de exemplo ilustrado.
Para você incialmente criar a máquina virtual, você só precisa clicar em “Novo” e seguir o intuitivo assistente no qual você precisará nomear a máquina virtual, escolhendo também o sistema que você pertente instalar nela nos campos “Tipo” e “Versão“ bem como os recursos a serem destinados, como quantidade de memória RAM e armazenamento.
Uma vez criada, você já poderá dar seguimento à sua execução, selecionando-a na interface do VirtualBox e clicando em “Iniciar”. Note que, inicialmente, será como executar um computador sem sistema operacional instalado, mas o VirtualBox lhe trará um menu para você selecionar a ISO de instalação do sistema ou programa ao você clicar sobre este ícone , clicando posteriormente em “Acrescentar” e, depois de selecionada a ISO, em “Escolher”.

Com isso a máquina virtual já estará funcionando como um outro computador em janela de modo que você já possa proceder com a instalação do sistema ou a execução do seu programa para posteriormente usá-lo livremente em conjunto com o seu computador em janela.
Menu Configurações
Uma vez criada a sua máquina virtual, você também poderá livremente manipulá-la, adicionando inclusive mais recursos à sua emulação.
Ao você selecionar a máquina virtual criada, poderá adentrar no menu “Configurações” onde você pode reeditar uma série de aspectos, desde o nome dado até os recursos de memória RAM destinados, aspectos do monitor, do seu armazenamento e muito mais.