Descrição: O MSI Afterburner é um conceituado utilitário multifunção para overclock que te permite não apenas tunar ao extremo suas placas de vídeo da MSI ou de outras marcas, mas também monitorar em tempo real a usabilidade de todos os hardwares em conjunto do seu computador, realizar testes de benchmark e até gravar as suas jogabilidades.
Overclocks manuais e automatizados
Com ele, você pode fazer o overclock da sua GPU através de um amplo arsenal de recursos otimizados e específicos que te permitem tanto ajustar aspectos de frequência e tensão em tempo real como também aspectos do sistema de refrigeração, de forma que você possa encontrar o melhor equilíbrio entre o poder de fogo e a temperatura da sua placa de vídeo.
Além disso, ele também te traz uma ferramenta automatizada, compatível apenas com placas série RTX 20 ou superiores, capaz de realizar o procedimento de overclock de modo automático para você por meio da função “OC Scanner” que, por sua vez, é capaz de encontrar configurações mais altas e estáveis de overclock para sua GPU.
Monitore em tempo real o uso dos componentes
Outro recurso de grande destaque do programa diz respeito às funções capazes de monitorar em tempo real os mais diversos aspectos do seu computador durante as jogabilidades que incluem, por exemplo, taxa de FPS, uso da GPU, temperatura, uso das memórias entre outros aspectos.
Por padrão, esses parâmetros serão exibidos durante a tela do seu jogo no canto superior esquerdo e, para isso, você só precisará ir em “Configurações”, representado pelo ícone de uma engrenagem no canto esquerdo da interface (conforme você pode ver no canto esquerdo da captura de tela 1 do programa logo a baixo), acessar o menu “Monitoramento” e ativar os elementos que você queria que o programa passe a exibir em tempo real durante os seus jogos.
Opções de benchmark e gravação
Além disso, com o recurso chamado de “MSI kombustor” você também pode elevar seu hardware ao máximo através de testes de benchmark, que são capaz de estressar ao máximo o uso do seu PC. Isso pode ser especialmente útil não apenas para testar os componentes, mas também verificar se, por exemplo, a placa de vídeo está atingindo todo seu potencial em conjunto com o processador, em outras palavras, se não está “gargalando”.
Por fim, com o recurso “Predator” você pode também gravar de modo ilimitado as suas jogabilidades, seja para postar em suas redes sociais ou apenas para enviar para seus amigos. Isso pode ser feito, inclusive, sem que você perca 1 quadro por segundo de desempenho, uma vez que a metodologia da ferramenta é capaz de fazer as capturas direito da API gráfica, de modo que você possa salvá-las em formatos WMV ou AVI.