Descrição: O ePSXe é um emulador de PlayStation 1 para Windows capaz de te garantir o melhor do console na tela do seu PC com a jogabilidade de todo e qualquer um dos jogos desse clássico console da Sony na tela do seu computador, inclusive em resoluções FullHD (1080p) com melhorias gráficas de modo geral.
Configuração universal
Ao você rodá-lo pela primeira vez, será necessário, rodar o “Wizard Guide” para poder rodar os jogos corretamente no seu emulador. Na tela de configuração, você apenas clica em “Config”, seleciona a BIOS “scph1001”, segue o assistente definindo as opções padrões até chegar em “Configuring the Pads”, quando você poderá configurar seu controle, se tiver, para jogar.
Além disso, com essa configuração padrão e universal, você consegue executar os jogos e também pode personalizá-la a qualquer tempo a fim de que você possa aprimorar ainda mais as suas jogabilidades, inclusive por meio das opções automatizadas “Fast” (para emulação rápida) e “Nice” (para emulação com a melhor qualidade), que são encontradas no canto inferior esquerdo da opção “Vídeo”, encontrado no menu “Config”, conforme você pode ver na captura de tela abaixo.

Com isso, você já poderá rodar todo o vasto arsenal de títulos do console, bastando apenas que você tenha o jogo em seu PC, carregando-o no emulador por meio do menu “File”. Jogos como Final Fantasy 8, Metal Gear, Chrono Cross, Castlevania: Symphony of the Night, Teken 3 e qualquer outro do Playstation 1 são perfeitamente compatíveis com o emulador.

Solucionando qualquer eventual problema
E se você encontrar qualquer tipo de problema durante a emulação, como erros de tela preta ou simplesmente qualquer incompatibilidade, você pode acessar o menu “Config” e rodar a opção “Wizard Guide” para rodar novamente o assistente de configuração.
Esteja atento, entretanto, que o emulador precisa ter a opção “CPU Overclocking” do menu “Options” ativada em pelo menos “1x”, pois, do contrário, gerará um erro de tela preta que não carregará os seus jogos.

Gamepads e códigos cheats
Além disso, o ePSXe também traz suporte a códigos cheats e compatibilidade para a configuração de quaisquer gamepads, os quais podem ser, até mesmo, os originais do console conectados através de adaptadores. Você pode facilmente configurar e reconfigurar seu controle a qualquer hora no menu “Config” do emulador, na opção “Gamepads”.
Por fim, os códigos cheats podem ser especialmente úteis em casos em que você queira apenas relembrar algum game do seu passado, uma vez que, entre outras coisas, são capazes de desbloquear fases sem que você precise jogar tudo de novo para chegar lá. Essa função você encontra em “Options”, na opção “Cheat codes”, e ela pode ser usada de modo ilimitado em qualquer jogo da sua preferência.

Ainda continuo jogando muito Playstation nos dias atuais porem em vez de jogar no console jogo nos emuladores PCSX Reloaded e ePSXe.
uso ainda as versões mais antigas: 1.7 até 1.9!!!! Essa versão atual é muito pesada!!!! prefiro usar o PSXfin mesmo!!!! valeu
Prezado, Helinux, obrigado pela observação.
De todo modo, acredito que essa versão mais recente seja igual às anteriores, pessoalmente nunca tive qualquer problema emulando qualquer jogo do PS1 no ePSXe.
OK!!!! varia de máquina e configuração mesmo…minha máquina é fraca para essa versão e olhe que roda jogos de PSP de boa…psp que tem um emulador mais pesado ainda!!!! valeu!!!!