Página inicialBenchmark e desempenhoPassmark PerformanceTest 11.0.1015

Passmark PerformanceTest 11.0.1015

Avaliação dos usuários: 4.7 / 5. Número de votos: 12

Deixe a sua avaliação!

Um dos mais conceituados programas de benchmarking disponíveis para Windows. Com ele você pode testar precisamente a melhor performance dos componentes do seu computador individualmente e em conjunto.

Descrição: O Passmark PerformanceTest é um renomado programa de benchmarking, disponível no mercado desde 1998, capaz de estressar todos os componentes de hardware do seu PC para você não só aferir a integridade, mas também medir o real desempenho do seu computador.

Com ele, você pode testar todos os respectivos componentes de hardware, individualmente ou em conjunto, incluindo processador, placa de vídeo, memórias RAM, dispositivos de armazenamento, placas de rede, entre outros.

Captura de tela do Passmark PerformanceTest em seu menu de teste. Ele está exibindo algumas informações em tempo real, como a temperatura da CPU.
Esta é a interface de apresentação do programa na qual você já pode rodar os testes, tanto o geral do programa em “PASSMARK” como também os específicos de cada componente nas opções seguintes.

Metodologias do programa

Ao executar os testes da CPU, o programa executa uma série de cálculos matemáticos complexos que envolvem compressão, criptografia e simulações físicas, permitindo que diversos processadores sejam usados, inclusive os com tecnologias Hyper-Threading. Ao final disso, o PerformanceTest exibe uma nota padrão dos resultados que, inclusive, pode ser comparada em seu vasto banco de dados.

Captura de tela do Passmark PerformanceTest mostrando os resultados após um teste.
Depois de realizar o teste, ele exibe em sua interface as pontuações e possibilita a comparação do seu desempenho em relação a outros computadores.

O mesmo segue para os demais componentes, onde o programa simula uma série de situações, cada uma delas específica para o hardware em questão, de modo a mensurar os mais diversos aspectos do seu computador. A título de exemplo, em relação a dispositivos de armazenamento, ele realiza uma série de medições de leitura e de escrita específicas para o melhor benchmarking desses dispositivos.

Além disso, no aspecto da GPU, ele simula uma série de testes 2D e 3D complexos em resoluções 4K para mensurar com precisão a sua placa de vídeo. Já no aspecto das memórias, ele simula leituras em bancos de dados, leituras em cache, gravações e testes de leitura encadeados de modo a testar precisamente a sua memória disponível.

Captura de tela do Passmark PerformanceTest testando a performance da GPU. A tela é uma renderização 3D na qual 2 caças de guerra estão sobrevoando um terreno.
Nesta tela, o teste de vídeo está sendo rodado.

Resultados que podem ser comparados

Ao final de todos os testes, ele exibe com precisão, uma nota tanto para cada componente aferido como também para todo o computador, a depender do teste que você tenha escolhido realizar.

Captura de tela do Passmark PerformanceTest exibindo com destaque a pontuação do hardware testado bem como a pontuação para cada componente testado individualmente.
Este foi o resultado de um modesto notebook com um processador Intel Celeron 1000M, com 6GB de RAM e com um HD comum.

Esses resultados, então, poderão ser comparados em seu banco de dados, que já traz muito mais que 1 milhão de máquinas registradas, de modo que você possa saber com maior precisão o quão potente é ou não a sua máquina em questão.

Ao clicar na opção “View Comparisson Chats”, você é levado ao banco de dados online da Passmark Software, onde você pode facilmente pesquisar seus componentes para ter uma melhor noção nesse sentido.

Período de avaliação de 30 dias

Perceba que, assim que instalado em seu computador, o programa o avisará a respeito de um período de teste de 30 dias. Porém, após esse lapso temporal, o programa permanecerá funcional, inclusive com sua principal função de testar seu PC em plenitude.

Apenas algumas funções adicionais, como certos testes avançados, ficam desabilitadas, caso você não opte por adquirir uma licença. As respectivas restrições incluem:

  • Restrições na realização de testes de desempenho de hardware mais extensos e complexos, como testes de estresse de longa duração e testes avançados de benchmarking de CPU, GPU e disco.
  • Limitações na criação de relatórios detalhados ou exportação de resultados em determinados formatos de arquivo, como PDF ou CSV.
  • Restrição do número de vezes que você pode executar certos testes em um determinado período.
  • Desativação de recursos avançados de personalização, como ajustes de configurações de teste e opções de personalização de relatórios.

Detalhes técnicos

Tamanho: 80,1 MB

Versão: 11.0.1015

Licença: Grátis

Idioma: Inglês

Desenvolvedor: Passmark Software

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 17/06/2024

Principais caracteríticas

  • Pontuações precisas para o sistema e para cada componente do seu computador;
  • Testes efetivos para CPU, GPU, memória e armazenamento;
  • Mais de 1 milhão de máquinas registradas para comparação;
  • Funcionalidade básica mantida após 30 dias;
  • Programa de benchmark renomado desde 1998.

Nossa avaliação geral

INTERFACE
USABILIDADE
EFETIVIDADE
RECURSOS

Nossa opinião após análise

O Passmark Performance Test é um programa valioso de benchmarking, sendo um dos mais conceituados de sua categoria. O software vem sendo usado tanto por usuários casuais como também por overclockers, entusiastas de hardware e por empresas desde 1998 para a aferição do real poder de fogo de seus respectivos computadores e componentes por sua incrível efetividade.

O programa tem a excelente capacidade de medir com precisão os componentes de nossos PCs, não apenas de modo isolado, mas também em conjunto, de modo que possamos ter uma melhor noção nesse sentido. Após a efetivação dos testes, ele atribui uma nota a cada componente bem como ao PC como um todo, inclusive atribuindo uma posição de desempenho ao sistema em relação as mais diversas máquinas testadas, servindo perfeitamente para termos um melhor conhecimento sobre o efetivo poder de fogo de nossos computadores.

Por fim, muito embora ele tenha seu período de avaliação de 30 dias, o programa permanece funcional após o lapso temporal, ficando, entretanto, algumas funcionalidades avançadas indisponíveis, caso você não opte por adquirir uma licença do programa.

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques

Detalhes técnicos

Tamanho: 80,1 MB

Versão: 11.0.1015

Licença: Grátis

Idioma: Inglês

Desenvolvedor: Passmark Software

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 17/06/2024