Página inicialUtilidades e utilitáriosUSBDLM: USB Drive Letter Manager 5.6.1

USBDLM: USB Drive Letter Manager 5.6.1

Avaliação dos usuários: 5 / 5. Número de votos: 3

Deixe a sua avaliação!

Uma ferramenta que permite facilmente reservar letras de unidade específicas para dispositivos de armazenamento USB no seu PC Windows.

Descrição: O USBDLM (USB Drive Letter Manager) é uma aplicação que torna possível facilmente configurar e personalizar a atribuição de letras de unidade para seus dispositivos de armazenamento USB no seu PC Windows.

Reserva de letra de unidade

Com ele, você pode reservar letras de unidade específicas aos seus dispositivos, o que pode ser particularmente útil se você precisar, por exemplo, que um HD externo USB sempre receba a mesma letra de unidade quando for conectado ao seu computador.

Além disso, o UDLM oferece a flexibilidade para você criar perfis de letras de unidade, permitindo que você personalize as atribuições de letras de acordo com suas necessidades. Você pode criar perfis diferentes para variados tipos de dispositivos USB ou para situações específicas, como quando vários dispositivos são conectados simultaneamente.

Instruções de uso

Perceba ainda que o programa tem uma usabilidade mais técnica, mas não é difícil de ser usado. Para tanto, você pode se guiar por estas instruções ilustradas de uso abaixo para conseguir usá-lo efetivamente em seu PC.

Após baixado, é recomendado que você extraia a pasta do programa em “C:\Arquivos de Programas”. Feito isso, inicialmente você deve executar o arquivo “_service_register.cmd” para registrar o programa no seu Windows.

Configuração do USBDLM.INI:

Após isso, você deve executar o arquivo “_edit_ini.cmd” para criar e abrir com o bloco de notas as configurações do arquivo USBDLM.INI, que é o coração do programa. É nele que você irá efetivamente personalizar o comportamento das suas unidades USB no seu ambiente Windows. Aqui estão alguns pontos-chave das seções de configuração do arquivo:

  • Seção Drive Letters: É onde você pode definir regras para atribuir letras de unidade específicas a diferentes tipos de dispositivos USB. A título de exemplo, você pode reservar as letras M, N e O para seus dispositivos em ordem de conexão.

  • Seção Balloon Tips: Você pode configurar notificações e mensagens para exibir informações sobre os dispositivos conectados, como modelo, tamanho, etc. Por padrão, ele vem configurado com Timeout=6000, onde a duração da notificação do balão é determinada em 6 segundos.

Exemplo de configuração básica

Para definir letras de unidade padrão para diferentes tipos de dispositivos USB, você precisa configurar a seção “DriveLetters”. Para isso, perceba atentamente nossa configuração definida no arquivo USBDLM.INI:

[DriveLetters]
Letters=M,N,O
USBDLM
Note que na primeira seção de configuração, você pode definir letras exclusivas para HDs externos USB. Já, na segunda seção, você pode definir letras para todos os outros dispositivos USB que não sejam HDs externos. A segunda seção de configuração vem vazia por predefinição.

Essa configuração definida irá atribuir as letras de unidade M, N e O para todos os dispositivos USB em ordem de conexão, sejam eles HDs externos ou pen drives. Portanto, ao salvar o arquivo dessa forma em sua pasta do programa e ao conectar seu dispositivo ao seu PC para finalidade teste, por exemplo, você já perceberá a atribuição efetiva da letra de unidade, exatamente conforme a demonstração abaixo.

USBDLM em funcionamento
Perceba que, conforme a nossa configuração, ao conectarmos o primeiro dispositivo USB, a letra atribuída foi a M.

Por fim, perceba ainda que você pode encerrar o USBDLM no seu sistema ao executar o arquivo “_service_stop.cmd” e pode ativá-lo novamente a partir do arquivo “_service_start.cmd”, conforme você pode a seguir.

USBDLM arquivos do programa para uso efetivo no Windows

Detalhes técnicos

Tamanho: 2,2 MB

Versão: 5.6.1

Licença: Grátis

Idioma: Inglês

Desenvolvedor: Uwe Siber

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .ZIP

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 02/06/2024

Principais características

  • Efetivamente permite atribuir letras de unidade aos dispositivos;
  • Uso mais técnico, mas não é nada difícil de usar;
  • Conta com excelentes opções de configuração;
  • Nosso exemplo ilustrado garante seu uso efetivo.

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques

Detalhes técnicos

Tamanho: 2,2 MB

Versão: 5.6.1

Licença: Grátis

Idioma: Inglês

Desenvolvedor: Uwe Siber

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .ZIP

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 02/06/2024