Descrição: O WinRAR é um dos programas mais conceituados e confiáveis para você fazer a manipulação, a compactação e a descompactação de arquivos em diversos formatos. Com uma interface intuitiva e poderosas capacidades, o programa oferece uma experiência de usuário aprimorada, tornando o seu gerenciamento de arquivos mais fácil e eficiente no uso do seu PC Windows.
O programa conta com uma renomada tecnologia de compactação, capaz de reduzir ao máximo os arquivos no que diz respeito ao seu tamanho em disco nos formatos RAR e ZIP, ao mesmo tempo que traz compatibilidade de manipulação e descompactação para uma vasta infinidade de formatos, entre os quais se incluem RAR, ZIP, CAB, ARJ, LZH, TAR, GZip, UUE, ISO, BZIP2, Z e 7-Zip.
Muitas funções para compactação
Além disso, você encontra nele muitas funcionalidades extras para a gestão dos seus arquivos, que, além de permitir que seus arquivos possam ser repartidos e unidos novamente para as mais diversas finalidades de armazenamento, o WinRAR também permite definir métodos de compressão a fim de que você possa salvar ainda mais espaço em disco dentro do possível.
Integração com o menu de contexto do Windows
Outro destaque do programa é a sua integração ao menu de contexto do seu sistema, o menu que é aberto ao você clicar sobre um ícone ou mesmo sobre uma área vazia com o botão direito do seu mouse.
A título de exemplo, ao você clicar com o botão direito sobre um arquivo compactado, você terá as opções do WinRAR disponíveis para imediatamente descomprimir seu arquivo com opções como a “Extrair aqui“, que imediatamente extrair os dados, e a “Extrair para\”, que faz a extração dos arquivos em pasta, o que pode te garantir uma melhor organização nesse sentido.
A mesma integração também fica disponível para você realizar rapidamente a compressão dos seus dados. Quando você clicar com o botão direito sobre uma pasta ou arquivo não compactado, você tem ao seu dispor opções respectivas para comprimir seus arquivos com as funcionalidades do WinRAR, conforme você pode ver logo abaixo.
Ao escolher a sobre a opção “Adicionar para o arquivo”, você abre o já mostrado assistente de compressão do programa com mais opções para a compressão dos seus dados. Já a opção “Adicionar para .rar” imediatamente comprime seus arquivos nesse formato imediatamente.
Navegador e opções de segurança
Além disso, você também pode abrir arquivos compactados diretamente sem precisar descompactar, uma vez que ele também traz um excelente navegador por meio do qual você pode adicionar novos arquivos diretamente, extrair apenas arquivos determinados e até abrir e executar o que precisar livremente.
Já, no que diz respeito às opções de segurança, o WinRAR também possibilita atribuir senhas aos arquivos no ato da compactação com a opção “Definir senha”, caso em que a criptografia pode ser definida através do padrão AES-256, a fim de garantir também proteção aos seus arquivos de modo geral sempre quando necessário.
Entenda melhor sobre o formato RAR
O formato RAR (Roshal Archive) é um dos principais formatos de compressão de arquivos utilizado para compactar e reduzir o tamanho de diversos tipos de arquivos. Desenvolvido pelo programador Eugene Roshal, o RAR oferece altas taxas de compressão, garantindo uma economia significativa de espaço em disco e facilitando o compartilhamento de arquivos pela internet.
Com algoritmos de compressão avançados, o RAR pode alcançar altas taxas de compressão, permitindo economizar até 50% ou mais do espaço original, dependendo do conteúdo dos arquivos. Além disso, o RAR suporta recursos de segurança avançados, permitindo a criação de arquivos protegidos por senha com criptografia de 256 bits, garantindo a privacidade dos seus dados, se você precisar.
Por que grátis para testar?
Por fim, quanto à sua licença de uso, muito embora ele seja classificado como grátis para testar, após o período de 40 dias de teste, ele ainda fica funcional da mesma forma que um software gratuito sem que isso implique qualquer consequência significativa, a não ser um aviso de expiração que busca encorajar seus usuários a realizar a aquisição de uma licença vitalícia. No entanto, é importante ressaltar que empresas são obrigadas legalmente a licenciar o software para continuar o uso.
Valeu!!!!