Página inicialTutoriaisComo ativar o VSR (Virtual Super Resolution) da AMD

Como ativar o VSR (Virtual Super Resolution) da AMD

Tutorial exemplificado e ilustrado para auxiliá-lo a ativar a tecnologia VSR (Virtual Super Resolution) da AMD no seu computador.

Avaliação: 3.5 / 5. Número de votos: 19

Deixe a sua avaliação!

Como ativar o VSR (Virtual Super Resolution) da AMD imagem destacada

O VSR é uma abreviação para “Virtual Super Resolution”, que em português significa “Super Resolução Virtual”, essa tecnologia está presente em placas de vídeo AMD nos seguintes modelos: Radeon R9 Series, Radeon R7 300 e 260 Series, Radeon HD 7900 Series, Radeon HD 7800 Series e Radeon RX Series.

Ativando este recurso, é possível aumentar a resolução além do que o seu monitor suportaria nativamente, essa tecnologia é semelhante ao DSR (Dynamic Super Resolution) da Nvidia, cujo objetivo é aprimorar os elementos visuais ao executar um jogo ou aplicação.

Entendendo tecnologia

A placa de vídeo virtualiza a resolução selecionada e a redimensiona para que possa ser exibida no seu monitor, ao contrário do DSR a resolução fica limitada ao monitor, por exemplo, se você possui um monitor com resolução 1360×768, não poderá aumentar mais que o Full HD (1920×1080), mas se possuir um monitor Full HD, poderá aumentar a resolução até 2 ou mesmo 4K.

Para conseguir um desempenho adequado, recomendamos que possua um processador de alto desempenho e no mínimo 8GB de memória RAM, a fim de evitar possíveis problemas ao executar jogos em resoluções altas.

Metodologia do tutorial

Este tutorial será dividido em duas partes, a primeira delas, o auxiliará a atualizar o driver da placa de vídeo para a versão mais recente, evitando assim possíveis erros e garantido o máximo desempenho. Já a segunda parte efetivamente o auxiliará a ativar essa tecnologia.

Parte 1: Atualizando o driver da placa de vídeo.

As placas de vídeo da AMD possuem uma ferramenta própria que detecta e instala a versão mais recente disponível, nesta etapa vamos aprender a baixar e utilizando essa ferramenta.

Passo 1: Primeiramente vamos baixar a ferramenta Radeon Software Adrenalin para atualizar o respectivo driver, baixe-o clicando aqui.

Passo 2: Após baixar o arquivo, execute como administrador e clique em “Install”, como na imagem a seguir.

Tutorial VSR 1

Passo 3: Clique em “Aceitar e Instalação Expressa” e aguarde a conclusão do processo, com isso o driver será atualizado automaticamente.

Tutorial VSR imagem 2

Etapa 2: Ativando o VSR

Esta etapa o auxiliará a efetivamente configurar o recurso Virtual Super Resolution de modo a que você possa livremente usá-lo na tela do seu computador.

Passo 1: Clique com o botão direito do mouse sobre qualquer local da sua área de trabalho e, no menu de contextos que será aberto, vá em “Configurações do Radeon”, como a imagem a baixo demonstra.

Tutorial VSR 3

Passo 2: Após abrir o software de configurações da placa de vídeo, vá em “Display” ou “Monitor” (caso seu software esteja em português) e clique na opção com o botão esquerdo do seu mouse.

Tutorial VSR imagem 4

Passo 3: Feito isso, ative a opção “Virtual Super Resolution”, simples assim. Depois de fazer isso, o VSR  já estará ativado e configurado, o que já viabilizará que você possa usar o melhor da tecnologia, bastando apenas que você abra algum jogo ou aplicação e faça o respectivo teste através das opções de resolução.

Tutorial VSR imagem 5

Passo 4: Portanto, após fazer a ativação do recurso, abra algum jogo ou aplicação para testar! Na imagem abaixo, um monitor limitado nativamente a exibir a resolução 1920×1080 (Full HD) foi capaz de rodar o jogo Far Cry 5 a uma resolução de 3840×2160 (4K).

Far Cry 5 em 4K

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Comentários
novos
mais antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

ULTIMAS ATUALIZAÇÕES

DESTAQUES

NVIDIA Profile Inspector 2.4.0.16

Um programa específico para GPUs NVIDIA que traz possibilidades avançadas, não inclusas no painel de controle padrão, para você ajustar todas as configurações disponíveis em seu driver gráfico.

OBS Studio 31.0.3

IObit Smart Defrag 10.3.0.435