Descrição: O RetroArch é um impressionante programa que funciona como um emulador para uma série de consoles e também como um gestor e reprodutor multimídia para você reproduzir arquivos como músicas, vídeos, imagens, entre outros.
O programa, apesar de leve, funciona como uma espécie sistema operacional, similar aos encontrados em consoles, como Xbox e PlayStation, mas com o foco em ser uma central de emuladores multifunção tudo-em-um.
Emulação múltipla de consoles
Ele tem a capacidade de emular não só consoles mais antigos como Super Nintendo, Game Boys, Arcades, Mega Drive, Nintendo 64, PSX e PS2, mas também uma série de outros mais recentes, como PS3, PS Vita, Nintendo 2DS, 3DS, Wii, Wii U, Switch e muitos outros.
Para a emulação dos consoles, entretanto, você precisará, através do “Menu principal”, selecionar a opção “Carregar núcleo” e então a opção “Baixar um núcleo” para, com apenas um clique, ativar a capacidade de o programa emular um desses consoles de modo que você possa ter a melhor experiência na jogabilidade dos seus jogos.
Opções para jogos antigos e o Plug and Play
Além disso, a emulação dos games é um fator que surpreende amplamente, considerado que o programa, além de trazer uma série de filtros para melhorar a qualidade visual de jogos mais antigos, também conta com um sistema inteligente para gamepads Plug and Play, que lhe permite plugar e jogar seus jogos com seu controle sem que você precise realizar muitas configurações nesse sentido.
Esse sistema de conectar e jogar, entretanto, funciona apenas para os principais gamepads da atualidade, como os do Xbox 360, Xbox One e Xbox Series S e X bem como para os do PS3, PS4 e PS5. Porém, demais gamepads podem ser facilmente configurados ao você selecionar a opção “Entrada”, disponível no menu “Configurações” do programa, conforme você pode ver abaixo.
Sistema de conquistas, multijogador e biblioteca
E os recursos do programa não param de surpreender, pois, além de ele também trazer um sistema de conquistas para as suas jogabilidades, similar ao encontrado nos consoles Xbox e PlayStation, você também pode fazer a gravação das suas jogabilidades, realizar o streaming em redes, como YouTube e Twitch, e até jogar online com uma série de outros usuários do programa os jogos com suporte para isso.
Além disso, ele também é capaz de varrer o todo o seu armazenamento em busca de conteúdos e de jogos que ele consiga reproduzir. Nas opções “Importar conteúdo” ou mesmo “Carregar conteúdo”, você só precisa indicar o armazenamento no qual seus arquivos multimídias ou ROMS de quaisquer dos consoles mencionados estejam armazenados para que o programa os identifique e crie uma intuitiva listagem através de um sistema de biblioteca de conteúdos extremamente intuitiva e amigável.
Uma vez carregados os arquivos, ele disponibilizará em seu menu as opções disponíveis por plataforma. A título de exemplo, se ele encontrar um jogo de PS1, ele listará o menu “PlayStation” listando para você todos os jogos disponíveis para a plataforma, com as respectivas artes e miniaturas disponíveis para o conteúdo, conforme você pode ver na demonstração abaixo.
Compatibilidade com demais plataformas
Por fim, perceba ainda que o Retroarch também traz compatibilidade com uma série de outras plataformas além do Windows, incluindo Raspberry Pi, Linux, Android, iOS/Apple TV, macOS, Xbox Series/One, Nintendo Switch, PSVita, PSP, PlayStation 4, PlayStation 3, inclusive PlayStation 2 e muitas outras.
instalei um dia desses, gostei!!!! requer uma máquina boa, na minha singela opinião!!!! valeu