Página inicialRede e internetUniversal Media Server 14.0.2

Universal Media Server 14.0.2

Avaliação dos usuários: 5 / 5. Número de votos: 15

Deixe a sua avaliação!

Transforme seu PC em uma verdadeira central multimídia por meio da sua rede doméstica com a transmissão de arquivos multimídia dos mais variados formatos.

Descrição: O Universal Media Server é uma aplicação que torna possível facilmente estabelecer uma via de comunicação automatizada entre o seu computador e os seus mais diversos dispositivos conectados em rede mediante um servidor DLNA.

Esse tipo de servidor se vale dos recursos da sua rede doméstica para viabilizar a sincronização dos seus mais variados conteúdos entre seus dispositivos, como filmes, seriados, vídeos, fotos, músicas, entre outros, mantendo o seu armazenamento compartilhado sempre acessível e atualizado entre os aparelhos conectados.

Configuração automatizada do servidor DLNA

Ele estabelece essa via de comunicação automaticamente em sua rede. Após sua instalação e definições iniciais, você só precisa abrir o programa, que o Universal Media Server já fará a identificação e a devida configuração da via de comunicação para os seus aparelhos de modo automatizado.

Perceba, entretanto, que o seu PC e os seus dispositivos precisam estar conectados a mesma rede pelo mesmo roteador. Com isso, seus dispositivos já serão capazes de identificar essa via de comunicação automaticamente de modo que você já possa usá-lo em plenitude.

Além disso, o programa é compatível com muitos dispositivos, incluindo consoles Sony PlayStation e Microsoft Xbox, Smart TVs de marcas como Samsung, Panasonic, Sony, Vizio, LG, Philips e Sharp, além de Smartphones com Android e IOS, aparelhos de Blu-ray e muitos outros dispositivos que identificarão seu dispositivo de modo instantâneo, desde que conectados a mesma rede.

Tela inicial e conteúdos compartilhados

Ao você abri-lo inicialmente, você será recebido por sua tela de boas-vindas que é aberta por intermédio do seu navegador de internet. Nela, você inicialmente pode determinar um nome de usuário e senha para o seu servidor, se achar necessário; do contrário, você pode apenas clicar na opção “Desativar autenticação” conforme você pode ver abaixo.

Tela inicial para definir autenticacao do servidor universal media server
Nesta tela inicial, você pode definir a autenticação por senha do seu servidor se preferir. Você pode clicar na imagem para ampliar.

Na próxima tela, você terá acesso às opções administrativas do Universal Media Server, onde você pode ver os dispositivos conectados, podendo inclusive bloqueá-los se necessário. Além disso, você também tem acesso a suas demais opções, como as “Ferramentas”, as “Configurações do Servidor” e a opção “Conteúdo Compartilhado” que é onde você pode efetivamente definir os arquivos a serem compartilhados na sua rede.

Universal Media Server captura de tela 01
Esta é a tela padrão de início do Universal Media Server na qual você tem acesso rápido a todas as opções do programa. Você pode clicar na imagem para ampliar.

Ao acessar a opção “Conteúdo Compartilhado”, você tem acesso a opções para configurar o compartilhamento dos seus arquivos. Por padrão da instalação, as pastas Músicas, Imagens e Vídeos do Windows já estarão selecionadas, com você já podendo colocar arquivos nelas a fim de que seus dispositivos em rede possam reproduzi-los. Adicionalmente, ao usar a opção “Adicionar novo conteúdo compartilhado”, você igualmente pode acrescentar novas pastas ou arquivos ao seu compartilhamento.

Universal Media Server captura de tela 02
Nesta tela de opções, você tem a liberdade de escolher pastas e arquivos a serem compartilhados em sua rede, como suas músicas, seus vídeos, fotos e muito mais. Você pode clicar na imagem para ampliar.

Central de transmissão multimídia Wi-Fi

Após a ativação do programa em seu PC, seus dispositivos, como suas Smart TVs, identificarão automaticamente a entrada do programa como uma espécie de armazenamento disponível em nuvem.

A título de exemplo, no caso de uma TV LG com webOS, você pode acessar o Universal Media Server ao acessar o app “Fotos & Videos”. Com isso, você já terá a entrada do servidor disponível para acessar e reproduzir seus arquivos, conforme você pode ver abaixo.

Esta é uma fotografia real que demonstra o uso do Universal Media Server sendo transmitido para uma TV LG49UJ6565.
Este é um exemplo de uma rede com o Universal Media Server ativo e transmitindo o conteúdo para uma TV LG 49UJ6565. Há outras formas também de acessá-lo.

Atribuição de recursos ao servidor e menu de configurações

Durante o processo de instalação, você pode definir a capacidade de hardware do seu sistema à que o seu servidor terá acesso, o que pode ser de crucial importância para a melhor reprodução de seus arquivos de mídia, especialmente os em resolução 4K, por exemplo. Conforme você pode ver abaixo, durante a segunda tela do assistente de instalação do Universal Media Server, você pode realizar essa definição.

Universal Media Server memoria disponivel

Com ele ativo, você poderá acessá-lo na área de notificação do seu Windows, por onde você pode ter acesso direto às opções de configuração do programa, podendo acessar, inclusive, sua tela de configurações antiga de versões anteriores do programa, se preferir.

tela de configuracoes do UMS

Adicionalmente, ao acessar seu menu de configurações, você pode ativar o acesso às “Configurações Avançadas” dentro de “Configurações Gerais” em “Aplicativo” conforme o destaque abaixo.

Tela inicial do menu de configuracoes do universal media server
Ao ativar essa opção, você pode ter acesso a uma ampla variedade de opções avançadas do programa. Você pode clicar na imagem para ampliar.

Com isso, você pode ter acesso a uma série de opções, incluindo o tamanho máximo do buffer, as transcodificações, e o número de processadores a serem utilizados. Além disso, você igualmente pode ativar a aceleração por GPU e ajustar configurações de áudio e legendas, entre outras possibilidades, conforme você pode ver a seguir.

Tela de configuracoes do Universal Media Server
No menu de configurações avançadas, você pode determinar livremente aspectos como a atribuição de hardware e muito mais. Você pode clicar na imagem para ampliar.

Detalhes técnicos

Tamanho: 195,5 MB

Versão: 14.0.2

Licença: Grátis

Idioma: Português disponível

Desenvolvedor: Universal Media Server Team

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Esta data remete à última disponibilização de versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 06/06/2024

Principais características

  • Estabelece comunicação automatizada entre computador e dispositivos em rede;
  • Permite compartilhar e reproduzir uma vasta variedade de conteúdos multimídia;
  • Configuração automática via identificação dos dispositivos conectados;
  • Amplamente configurável;
  • Você pode facilmente escolher o que compartilhar.

Nossa avaliação geral

INTERFACE
USABILIDADE
EFETIVIDADE
RECURSOS

Nossa opinião após análise

O Universal Media Server é uma solução impressionante para quem busca compartilhar conteúdo multimídia entre diversos dispositivos em nossa rede doméstica. Com origens no PS3 Media Server, ele evoluiu para se tornar um servidor DLNA mais abrangente, suportando agora uma vasta gama de dispositivos, incluindo consoles de videogame, Smart TVs e smartphones. Sua instalação e configuração são incrivelmente simples: basta você selecionar uma pasta para compartilhar e manter seu o PC ligado; simplesmente com isso, todos os seus aparelhos Smart conectados a sua rede poderão acessar e reproduzir seus conteúdos com facilidade.

Além disso, o Universal Media Server elimina completamente a necessidade de se usar dispositivos de armazenamento externos como pen drives ou HDs para você reproduzir seus conteúdos. Sua interface amigável e a capacidade de reproduzir legendas em formatos como SRT certamente pode enriquecer ainda mais sua experiência, garantindo que você possa desfrutar de filmes e seriados, além de músicas, por exemplo, com a melhor qualidade.

Em suma, o Universal Media Server é uma ferramenta incrível para o compartilhamento de mídia, ao oferecer uma maneira eficiente para você acessar conteúdos em diferentes dispositivos a partir do melhor da infraestrutura da sua rede doméstica com a melhor qualidade.

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques

Detalhes técnicos

Tamanho: 195,5 MB

Versão: 14.0.2

Licença: Grátis

Idioma: Português disponível

Desenvolvedor: Universal Media Server Team

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Esta data remete à última disponibilização de versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 06/06/2024