WinToUSB 8.5

Avaliação dos usuários: 4.6 / 5. Número de votos: 5

Deixe a sua avaliação!

Um programa que te permite facilmente configurar dispositivos USB como instaladores de sistemas operacionais Windows em poucos cliques.

Descrição: O WinToUSB é um programa que te traz otimizados assistentes para você não só configurar pen drives como instaladores de sistemas Windows 7, 8, 10 e 11 para boot de inicialização, mas também criar dispositivos Windows To Go USB e também unidades USB inicializáveis com WinPE.

Desse modo, com ele, além de você poder configurar um pen drive para posteriormente proceder com a instalação de um sistema Windows, você também pode instalar ou clonar o Windows em uma unidade USB como Windows portátil com a opção “Windows To Go USB”, inclusive com versões mais recentes do sistema operacional.

Em adição você também pode criar um “USB inicializável WinPE” (Windows Preinstallation Environment) que, por sua vez, é um ambiente de pré-instalação da Microsoft utilizado principalmente para instalar, implantar e reparar o Windows em computadores. Ele é um ambiente mínimo baseado no Windows e é frequentemente utilizado por técnicos de suporte, administradores de sistemas e fabricantes de computadores para realizar tarefas de manutenção, como formatação de discos, instalação do sistema operacional, recuperação de dados e solução de problemas de inicialização.

Captura de tela que mostra a tela inicial de opções do WinToUSB.
Esta é a tela inicial do programa que já te apresenta suas 3 funções principais.

Processo simples e intuitivo de configuração

Para cada uma de suas funcionalidades, ele traz intuitivos assistentes facilitados de configuração. Ao você selecionar, por exemplo sua a função de “Instalação do Windows USB”, ele te traz uma tela na qual você só precisa, basicamente, selecionar a ISO de instalação do seu sistema a unidade de destino (seu pen drive, por exemplo), com o respectivo método de inicialização que por padrão é o “MBR para BIOS e UEFI”, para melhor compatibilidade. Após isso, você apenas clica em “Prosseguir” a fim de que o programa crie seu USB incivilizável.

Note também que, durante o processo, você pode selecionar a opção do programa para baixar a ISO de instalação, conforme você pode ver na captura de tela abaixo, com você podendo selecionar o Windows 8.1, Windows 10 ou Windows 11 para download. A partir dessa tela de opções, você só selecionar a versão desejada, o idioma, a arquitetura, o local onde o arquivo deve ser salvo e finalmente clica em “Prosseguir”.

Captura de tela que mostra a opção do WinToUSB, para criar um dispositivo USB inicializável
Nesta captura de tela, selecionamos nossa versão do Windows, nosso dispositivo de armazenamento de destino e então é só clicar em “Prosseguir”.

Configuração de um Windows To Go

O Windows To Go era uma funcionalidade que permitia instalar e executar o Windows a partir de um dispositivo USB, como uma unidade flash ou um disco rígido externo. Essa funcionalidade foi introduzida pela Microsoft no Windows 8 e permitia que os usuários levassem seu ambiente Windows completo e personalizado para qualquer computador compatível, tornando-o especialmente útil para profissionais de TI, ambientes corporativos e situações em que era necessário acesso consistente ao sistema operacional, independentemente do computador utilizado.

No entanto, a Microsoft anunciou que o Windows To Go foi descontinuado a partir do Windows 10, versão 1903. Embora não seja mais uma funcionalidade oficialmente suportada pela Microsoft, você ainda pode criar um ambiente semelhante ao Windows To Go usando o WinToUSB com versões do Windows 7, 8, 8.1, 10 ou 11.

Para isso, ele te traz um assistente igualmente intuitivo para o procedimento, com você precisando ter um dispositivo USB com pelo menos 32 GB de armazenamento ou mais para esses sistemas.

Desse modo, você apenas seleciona seu sistema em “Selecione a fonte de instalação” (com você podendo selecionar até o seu sistema atual) e o destino em “Selecione a unidade de destino”. Além disso, você pode alterar algumas configurações com as opções disponíveis em “Partição“, “Modo de instalação”,adicionar algumas “Drivers adicionais” com a opção respectiva e até ativar criptografia no seu dispositivo com a opção “Bitlocker”, se precisar. Todas essas opções você pode ver na captura de tela abaixo.

Captura de tela do WinToUSB mostrando a opção para configurar um dispositivo como instalador de Windows To Go.
Nesta tela estamos procedendo com a configuração de um Windows 7 para um HD externo. Você também pode usar um pen drive com mais de 32 GB perfeitamente.

USB inicializável WinPE

Uma unidade USB inicializável com WinPE (Windows Preinstallation Environment) é um dispositivo de armazenamento USB que contém o ambiente de pré-instalação do Windows. O WinPE é uma versão mínima do sistema operacional Windows, projetada para ser executada a partir de mídias externas, como unidades flash USB.

Criar uma unidade USB inicializável com WinPE envolve criar uma imagem do WinPE e gravá-la em uma unidade USB para que você possa inicializar um computador a partir dela. Esse ambiente pode ser usado para você realizar tarefas de manutenção, recuperação e instalação do sistema operacional.

Ao inicializar a partir de um dispositivo USB com WinPE, você tem acesso a várias ferramentas e utilitários que te permitem realizar uma série de tarefas, como diagnóstico de problemas de inicialização, particionamento de discos rígidos, backup e restauração de dados, instalação do Windows e outras operações de manutenção do sistema, tudo isso sem precisar inicializar o sistema operacional principal do computador.

Para obter o Windows PE, você pode baixar e instalar o Windows ADK diretamente do site da Microsoft. Depois de instalar o Windows ADK, você poderá criar um ambiente WinPE e gerar um arquivo de imagem (ISO) ou criar uma unidade USB inicializável com WinPE com o programa WinToUSB. A partir desse ambiente, você pode executar diversas operações de manutenção, diagnóstico e implantação do Windows.

Captura de tela do WinToUSB mostrando a opção para configurar WinPE.
A partir desta tela, você escolhe a sua ISO do WinPE, seleciona o destino e clica em “Prosseguir” para efetivar sua configuração.

Detalhes técnicos

Tamanho: 23,6 MB

Versão: 8.5

Licença: Grátis

Idioma: Português

Desenvolvedor: Hasleo Software

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Atualizado em: 25/01/2024

⠀Nossa avaliação geral

INTERFACE
USABILIDADE
EFETIVIDADE
RECURSOS

Nossa opinião após análise

O WinToUSB é uma ferramenta incrível, abrangente e intuitiva que simplifica a criação de dispositivos USB para várias finalidades. Sua interface amigável oferece assistentes passo a passo para configurar pen drives como instaladores do Windows, criar unidades Windows To Go e gerar unidades USB inicializáveis com WinPE. O programa não apenas simplifica o processo de instalação do Windows em dispositivos portáteis, mas também permite a personalização e o uso versátil do sistema operacional em diferentes computadores. Com opções de download direto de ISOs e a capacidade de criar unidades Windows To Go com versões mais recentes do Windows, o WinToUSB oferece uma solução eficiente e prática na execução e implantação do sistema operacional Windows. O programa é fantástico.

2 COMENTÁRIOS

  1. O v/site (“BAIXESOFT”) é de uma utilidade extraordinária, quer pela facilidade do seu uso, quer pela riqueza dos programas nele contidos.
    Desejos sinceros de vida longa aos seus (briosos) profissionais, e espero que continuem se dedicando na prestação de tão ótimos serviços ao público em geral.
    Saudações fraternais

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques

Detalhes técnicos

Tamanho: 23,6 MB

Versão: 8.5

Licença: Grátis

Idioma: Português

Desenvolvedor: Hasleo Software

Plataformas: Windows

Tipo do arquivo: .EXE

Atualizado em: 25/01/2024

O WinToUSB é uma ferramenta incrível, abrangente e intuitiva que simplifica a criação de dispositivos USB para várias finalidades. Sua interface amigável oferece assistentes passo a passo para configurar pen drives como instaladores do Windows, criar unidades Windows To Go e gerar unidades USB inicializáveis com WinPE. O programa não apenas simplifica o processo de instalação do Windows em dispositivos portáteis, mas também permite a personalização e o uso versátil do sistema operacional em diferentes computadores. Com opções de download direto de ISOs e a capacidade de criar unidades Windows To Go com versões mais recentes do Windows, o WinToUSB oferece uma solução eficiente e prática na execução e implantação do sistema operacional Windows. O programa é fantástico.WinToUSB 8.5