Página inicialTutoriaisComo usar seu portátil com Android como Webcam no Windows

Como usar seu portátil com Android como Webcam no Windows

Aprenda a usar seu smartphone ou tablet com Android como webcam no seu Windows com o programa DroidCam.

Avaliação dos usuários: 5 / 5. Número de votos: 2

Deixe a sua avaliação!

Droidcam banner baixesoft

Ter uma boa webcam no PC nem sempre é algo disponível para todos. Porém, no cotidiano atual, ter uma câmera razoavelmente boa é uma crescente cada vez mais comum devido à evolução dos portáteis com Android – tablets e smartphones.

Nesse contexto, você pode perfeitamente usar o seu portátil com Android como webcam para as mais diversas ocasiões no PC, seja para videoconferências, streamings, gravações e muito mais. Isso pode ser feito com o software DroidCam que é capaz de viabilizar a conexão dos dispositivos tanto pela estrutura da sua rede Wi-Fi como também por cabo USB.

Passo 1 (para ambos os tipos de conexão): Baixe o DroidCam no seu Windows por meio deste link e faça a instalação do programa. Você precisará também instalar a versão do software no seu portátil e pode acessar o aplicativo para o Android neste link da Google PlayStore.

Conectando pela rede Wi-Fi

Passo 2: Certifique-se que o seu computador e o seu aparelho portátil estejam conectados na mesma rede, o PC pode estar conectado por cabo ethernet RJ45, mas o portátil precisa estar conectado pela via Wi-Fi. Então abra a interface do aplicativo no portátil e anote os dados disponibilizados em “WiFi IP:” e “DroidCam Port:”, conforme a captura de tela abaixo.

screenshot droidcam 1

Passo 3: Agora abra a interface do DroidCam no PC e, na janela “Connect”, que é aberta com a tela inicial do programa, digite os dados que você copiou previamente nos campos “Device IP:” e “DroidCam Port:” e clique em “Start”, conforme a captura de tela abaixo demonstra. Esta janela “Connect” será aberta sempre que você abrir o programa, mas saiba que você também pode acessá-la ao abrir o menu “DroidCam”, selecionando a opção “Start”.

Droidcam captura de tela 2 tutorial

Observação: Com isso o feed da sua câmera do portátil já estará sendo sincronizado com o seu PC e, considerado que o programa é identificado como uma webcam pelo Windows, você poderá usar esse feed para uma vasta infinidade de finalidades, como em videoconferências, em gravações, streamings e muito mais.

Droidcam feed

Conectando por cabo USB

Passo 2: Após ter instalado o programa tanto no PC como no portátil, você precisará primeiro ir no seu Android e ativar a “Depuração USB”. Para poder ativá-la você precisará acessar as “Opções do Desenvolvedor” ativando o “Modo Desenvolvedor” no seu portátil. Faremos tudo isso resumidamente nestas 4 subetapas abaixo, portanto, no seu portátil, faça o seguinte:

  1. Acesse o menu “Configurações”.
  2. No Android 8.0 e versões posteriores, você precisará ir em “Sistema”, uma das últimas opções abaixo nesse menu. Já em versões anteriores do Android, a opção “Sobre” da próxima etapa já estará disponível no menu “Configurações”.
  3. Então acesse a opção “Sobre” e abra “Informações do software” e finalmente toque 7 vezes em “Número da versão”, com isso o modo desenvolvedor será ativado e o menu “Opções do desenvolvedor” ficará disponível.
  4. Agora volte até o menu “Sistema” do menu “Configurações” e acesse a opção “Opções do desenvolvedor” ative-a e ative também as opções “Depuração USB” e “Verificar apps por USB”, conforme a captura de tela abaixo.

Droidcam usb tutorial depuração

Passo 3: Após tudo isso, já poderemos usar o software por cabo USB, portanto faça o seguinte, conecte o seu dispositivo portátil ao PC por cabo USB. No portátil será exibida a mensagem “Use USB para transf. arquivo?”, clique em “Sim” e abra o aplicativo “DroidCam” no Android.

transf. de arquivos

Passo 4: No PC, abra o programa, selecione o ícone USB em “Connect”, selecione o seu dispositivo e clique em “Start”, conforme a captura de tela abaixo. Note que a janela “Connect” sempre pode ser acessada no menu “DoridCam” em “Start”.

DroidCam USB

Observação: Com isso o feed da sua câmera do portátil já estará sendo sincronizado com o seu PC e, considerado que o programa é identificado como uma webcam pelo Windows, você poderá usar esse feed para uma vasta infinidade de finalidades, como em videoconferências, em gravações, streamings e muito mais.

Droidcam feed

Dicas úteis para o DroidCam

Dica 1: Note também que ao clicar no botão destacado na captura de tela abaixo, você pode alternar entre a câmera traseira e frontal, conforme possa vir a preferir.

Droidcam
Ao clicar nesse botão destacado no portátil, você pode alternar entre as câmeras.

Dica 2: Você também pode configurar a resolução para a melhor possível disponível da sua câmera indo em “DroidCam” e acessando a opção “HD Mode”.

HD Mode DroidCam

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

ULTIMAS ATUALIZAÇÕES

DESTAQUES

Dota 2

Um dos mais conceituados jogos de Battle Arena que, além de possuir belos gráficos, traz uma única experiência em jogabilidade multijogador.

ImgBurn 2.5.8.0

Adobe Photoshop CC 2024 25.9.1

MSI App Player 10.0.30.6340