Página inicialFerramentas para consolesOpen PS2 Loader (OPL) 1.2.0

Open PS2 Loader (OPL) 1.2.0

Avaliação dos usuários: 4.3 / 5. Número de votos: 59

Deixe a sua avaliação!

Um lançador para consoles PlayStation 2 que te permite facilmente gerenciar e executar seus jogos e aplicações a partir de mídias USB, como pen drives e HDs externos no seu videogame.

Descrição: O Open PS2 Loader (OPL) é um lançador de jogos e aplicações destinado para consoles PlayStation 2, tanto padrões de fábrica (bloqueados), como também os configurados com chips Matrix Infinity de desbloqueio ou similares.

Ele é uma aplicação que você configura no Memory Card do seu PS2 para poder efetivamente usá-lo no seu console. Uma vez configurado, você terá uma nova e robusta interface de opções para rodar seus jogos e até aplicações, como emuladores, entre outras.

Execute seus jogos a partir de dispositivos USB

A interface do OPL te permite facilmente executar suas aplicações ou jogos armazenados em dispositivos de armazenamento USB, como HDs externos ou pen drives formatados com os sistemas de arquivos FAT32 e agora também exFAT.

Mais especificamente, ele suporta três categorias de dispositivos: dispositivos de armazenamento USB, compartilhadores SMB e, é claro, a unidade de disco rígido do PlayStation 2 no caso da versão FAT.

Se você usar seu dispositivo com FAT32, você pode configurar seus jogos nesses dispositivos com programas como o USBUtil e o OPLUtil, por exemplo. Ademais, se você configurar com o exFAT, você pode tanto passar os arquivos ISO diretamente para o armazenamento como também converter os arquivos, se for de sua preferência.

Open PS2 Loader captura de tela 2

Além disso, você pode definir uma série de configurações para os seus jogos, como códigos cheats, pode definir novas resoluções de execução com a opção “Configure GSM” e muito mais.

Tutorial de configuração

Você só precisará seguir estas seguintes simples etapas para poder efetivamente usar o OPL no seu console. Por padrão ele já virá configurado e pronto para você usar, mas você também poderá navegar pelos menus e configurá-lo livremente conforme suas preferências.

1. preparando os arquivos para a instalação

Feito o download, faça a descompactação e passe os arquivos da pasta “OPL USB” da forma que estão para um dispositivo de armazenamento USB, preferencialmente um pen drive, formatado em FAT32.

Depois faça a gravação da ISO em um DVD-R usando algum gravador de sua preferência, recomendamos o ImgBurn. Note que, apesar de ser um arquivo pequeno, de apenas 67,8 MB, ele não funcionará no console se for gravado em um CD.

2. Realizando a instalação do OPL no seu console

Com isso, você precisará inserir seu disco gravado no drive óptico do seu console, seu pen drive em uma porta USB disponível e seu Memory Card ao console para fazer a instalação.

Com tudo preparado, você precisa ligar seu console, que fará o boot no arquivo ISO gravado. Então, você seleciona a opção “GERENCIADOR DE ARQUIVOS”, seleciona a pasta “mass:/” que é referente ao seu pen drive, copia a pasta referente ao OPL do pen drive e cola na pasta “mc:/” que é referente ao Memory Card.

Com isso, você já terá o OPL disponível no seu console. Para acessá-lo você só precisa ligar o seu PlayStation 2, segurando o botão “R1” do seu controle para acessar o respectivo menu.

3. Configuração para seus jogos serem listados

Com isso, ao ligar seu console, você entrará primeiramente no menu de configurações do OPL onde você pode definir uma série de preferências, como resoluções do menu, definição de cores, entre outras.

Para você ter seus jogos listados, você precisará entrar no menu “Settings” e configurar a opção “BDM Start Mode” para “Auto” no caso de seus jogos estarem em um dispositivo de armazenamento USB, como um pen drive ou HD externo. Além disso, se você tiver um PS2 FAT com HD próprio configurado, você precisa fazer o mesmo na opção “HDD Device Start Mode” selecionando-a também para “Auto”.

OPL captura de tela demo das funcoes de identificar USB e HDD

4. Configurando boot automático do OPL

Você também pode configurar o carregamento automático do OPL sem a necessidade de segurar o R1 do seu controle se o seu console tiver um chip de desbloqueio. Para isso, você precisa ligar seu console segurando os botões do controle “TRIÂNGULO” e “BOLA” para acessar o menu do seu chip de desbloqueio.

Nesse menu, você precisa ir até a opção “BOOT MODE” e modificar  para “DEV1” de modo que você possa acessar o OPL automaticamente ao ligar seu console. Além disso, se você precisar rodar discos novamente, você só precisará entrar no menu de configuração do chip de desbloqueio e desfazer essa configuração, mudando o “BOOT MODE” para “AUTO” novamente.

5. Retorno ao menu do OPL sem precisar reiniciar o console

Por fim, você também pode configurar o retorno de um jogo diretamente para o menu do OPL sem a necessidade de você desligar e ligar novamente o seu console. Isso pode ser feito com o pressionar simultâneo dos seguintes botões do seu controle: “R1”, “R2”, “L1”, “L2”, “Start” e “Select”.

Para tanto, você só precisa acessar o menu “Settings” do OPL, selecionar a opção “IGR Path” e nela você escreve o caminho “mc:/BOOT/BOOT.ELF”. Com isso, você pressiona a opção “OK” e salva as configurações na opção “Save Changes” do  menu principal.

IGR Path

Destaques da versão 1.2.0 do OPL

O OPL está sempre em constante atualização, tendo sua versão mais recente sendo a 1.2.0 BETA 2082 que traz uma série de melhorias entre as quais se incluem:

  • Sistema de arquivos exFAT: agora, com o OPL, você pode formatar seus dispositivos de armazenamento com esse sistema de arquivos que, além de ser mais estável em relação a fragmentações, também não necessita que os arquivos dos jogos sejam divididos em partes, como no caso do FAT32. Você também pode acessar esta postagem para saber como melhor usar o OPL com esse sistema de arquivos.
  • ISO compactada em ZSO: esse tipo de compressão diminui o espaço em armazenamento, mas consequentemente demanda mais tempo para ser carregado pelo console.
  • Rede através do protocolo SMB12: O suporte ao protocolo SMB12 no OPL aprimora significativamente a segurança e a eficiência da rede. Esse protocolo moderno facilita carregamentos mais rápidos e seguros de jogos via rede, melhorando a conectividade e a experiência de jogo no PlayStation 2.
  • Compatibilidade com formatos OBB: esse é um formato usado principalmente para armazenar dados adicionais que não são embutidos no arquivo original, como músicas e vídeos. Isso significa, portanto, que agora o OPL pode, por exemplo, executar músicas de fundo na sua listagem de jogos.

Detalhes técnicos

Tamanho: 35,5 MB

Versão: 1.2.0 BETA 2082

Licença: Grátis

Idioma: Português disponível

Desenvolvedor: PS2 Homebrew Projects

Plataformas: PlayStation 2

Tipo do arquivo: .ZIP

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 01/04/2024

Principais características

  • Lançador de jogos e aplicações para PS2;
  • Funciona via Memory Card ;
  • Interface robusta;
  • Suporta FAT32 e exFAT;
  • Permite ajustar resoluções, aplicar cheats e mais;
  • Oferece opções avançadas para rodar jogos e aplicações, incluindo emuladores.

Nossa avaliação geral

INTERFACE
USABILIDADE
EFETIVIDADE
RECURSOS

Nossa opinião após análise

Com a evolução contínua do Open PS2 Loader (OPL), a experiência de jogar no PlayStation 2 se tornou mais acessível e avançada. O OPL, ao servir como um lançador flexível para jogos e aplicações no console, permite que possamos operar tanto em consoles padrões quanto naqueles modificados com chips de desbloqueio, o que faz dele uma solução ideal para quem busca revitalizar e explorar o máximo potencial desse clássico e conceituado console.

Realizada sua fácil configuração, o OPL oferece uma interface robusta que simplifica o acesso a jogos e aplicações diretamente de dispositivos USB, incluindo HDs externos e pen drives, apoiados pelos sistemas de arquivos FAT32 e agora, exFAT, que elimina as restrições anteriores de tamanho de arquivo que limitavam a experiência do usuário.

Suas constantes atualizações, como as introduzidas pela versão 1.2.0, não só continuam a apoiar essas funcionalidades essenciais, mas também introduzem melhorias significativas que ampliam suas capacidades. Essas inovações asseguram que o OPL continue sendo uma ferramenta essencial, não só mantendo o legado do PlayStation 2 vivo tanto para os entusiastas do console como também para as novas gerações.

7 COMENTÁRIOS

  1. Note que, apesar de ser um arquivo pequeno, de apenas 67,8 MB, ele não funcionará no console se for gravado em um CD ou mesmo DVD-RW.

    O certo seria recomendado gravar em qual disco ????

Deixe seu comentário, sua participação é sempre muito bem-vinda!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Conteúdos relacionados

Mais destaques no site

Confira mais destaques

Detalhes técnicos

Tamanho: 35,5 MB

Versão: 1.2.0 BETA 2082

Licença: Grátis

Idioma: Português disponível

Desenvolvedor: PS2 Homebrew Projects

Plataformas: PlayStation 2

Tipo do arquivo: .ZIP

Esta data remete à última atualização da versão feita por seu desenvolvedor. Última atualização: 01/04/2024

<p>Com a evolução contínua do Open PS2 Loader (OPL), a experiência de jogar no PlayStation 2 se tornou mais acessível e avançada. O OPL, ao servir como um lançador flexível para jogos e aplicações no console, permite que possamos operar tanto em consoles padrões quanto naqueles modificados com chips de desbloqueio, o que faz dele uma solução ideal para quem busca revitalizar e explorar o máximo potencial desse clássico e conceituado console.</p> <p>Realizada sua fácil configuração, o OPL oferece uma interface robusta que simplifica o acesso a jogos e aplicações diretamente de dispositivos USB, incluindo HDs externos e pen drives, apoiados pelos sistemas de arquivos FAT32 e agora, exFAT, que elimina as restrições anteriores de tamanho de arquivo que limitavam a experiência do usuário.</p> <p>Suas constantes atualizações, como as introduzidas pela versão 1.2.0, não só continuam a apoiar essas funcionalidades essenciais, mas também introduzem melhorias significativas que ampliam suas capacidades. Essas inovações asseguram que o OPL continue sendo uma ferramenta essencial, não só mantendo o legado do PlayStation 2 vivo tanto para os entusiastas do console como também para as novas gerações.</p> Open PS2 Loader (OPL) 1.2.0