Descrição: O Windows PowerShell 7 é uma versão aprimorada e poderosa da popular ferramenta de automação e gerenciamento de tarefas multiplataforma da Microsoft. Ele é composto por um shell de linha de comando, uma linguagem de script e uma estrutura de gerenciamento de configuração.
Seu shell de comando moderno inclui os melhores recursos de outros shells populares. Ao contrário da maioria dos shells que aceitam e retornam apenas texto, o Windows PowerShell também aceita e retorna objetos .NET.
O que há de novo?
São muitas as melhorias da nova versão do PowerShell, algumas delas incluem a volta de algumas das ferramentas gráficas e cmdlets populares como Out-Gridview, Show-Command e Get-Help -ShowWindow.
O ForEach-Object também é um dos cmdlets mais críticos. Ao adicionar o parâmetro -Parallel ao cmdlet ForEach-Object, você pode executar um scriptblock em paralelo.
Além disso, você também encontra módulos de importação, contador de desempenho, a possibilidade de dar comandos de impressão e até realizar testes de conexão. Uma visão mais ampla a respeito de todas as novidades, você encontra nesta postagem.
Instalação do Windows PowerShell 7
O Windows PowerShell 7 é uma nova edição do PowerShell, de código aberto, e desenvolvida para ambientes heterogêneos. O PowerShell 7 hoje é uma versão “side by side” ao lado do Windows PowerShell 5.1.
Isso significa que no Windows você não pode simplesmente atualizar para o PowerShell 7, você precisa instalá-lo, da mesma forma que em outros sistemas com o download do instalador logo a baixo.
Linguagem de script e recursos existentes
Como uma linguagem de script, o Windows PowerShell é comumente usado para automatizar o gerenciamento de sistemas. Ele também é usado para criar, testar e implantar soluções, geralmente em ambientes de CI/CD.
O PowerShell é construído no .NET Common Language Runtime (CLR). Todas as entradas e saídas são objetos .NET. Não há necessidade de analisar a saída de texto para extrair informações da saída. A linguagem de script do PowerShell inclui os seguintes recursos:
- Histórico robusto da linha de comando;
- Preenchimento de tabulação e previsão de comando (consulte about_PSReadLine);
- Suporta aliases de comando e parâmetro;
- Pipeline para encadear comandos;
- Sistema de ajuda no console;
- Extensível através de funções , classes , scripts e módulos;
- Sistema de formatação extensível para saída fácil;
- Sistema de tipo extensível para criar tipos dinâmicos;
- Suporte integrado para formatos de dados comuns como CSV , JSON e XML.